Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/12/2014 - Índia - Um tributo ao P. John Lens, SDB
Fotos do artigo -ÍNDIA – UM TRIBUTO AO P. JOHN LENS, SDB

(ANS – Hyderabad) – O P. John Lens, SDB, morreu no dia 28 de novembro último, com 93 anos de idade,67 de profissão, 61 de sacerdócio. A Inspetoria de Hyderabad perdeu um veterano missionário, o último dos missionários estrangeiros da Inspetoria.

Por Vincent Castillino SDB

John Lens, nascido em 5 de outubro de 1921 em Borgerhout, Bélgica, cresceu numa tradicional família católica, onde desabrochou a semente da sua vocação sacerdotal. Apesar da II Guerra Mundial, soube acolher o chamado de Deus para ser missionário. Fez a primeira profissão em 1947, na sua cidade natal. Depois partiu para a Índia. Realizou os estudos teológicos em Mawlai, Shillong. Foi ordenado sacerdote em 1° de agosto de 1953, e, a seguir, mandado a Poonamalle.

Depois de servir também em Kotagiri, Katpadi, Negombo (Sri Lanka) e Tirupattur, chegou em 1975 ao Estado indiano do Andhra Pradesh. Em 22 de agosto de 1975, a convite do Arcebispo de Hyderabad, Dom Saminemi Arulappa, o P. Lens, junto com o P. Jospeh Kottekarote, assumiu o encargo pastoral da Paróquia Santa Teresa, de Sanathnagar, Hyderabad, onde também fundou a Escola Dom Bosco. Esteve por dois diferentes mandatos Diretor do aspirantado de Gunadala, antes de ser mandado para os últimos 17 anos, ao noviciado de Manoharabad, como confessor, além de atender a vários outros encargos em outras comunidades religiosas.

O entusiasmo do P. Lens era sensível e assim permaneceu até o último respiro: sempre cheio de amor por Dom Bosco. Era um verdadeiro Salesiano em seus relacionamentos com os irmãos, os jovens e os leigos. Também na palavra e nos escritos. Citemos alguns desses: “Autobiography of Saint John Bosco”, “Memories of the Oratory”, “Don Bosco in his times”, “A Drop of Honey”, “Mamma Margaret: The Mother of Don Bosco” e “Four volumes of the Annals of the Salesian Society”.

O P. Lens viveu uma vida santamente inspirada. Sua piedade era simples. Nutria excepcional devoção ao Santíssimo Sacramento e um amor filial a Maria. Vida disciplinada a sua, dedicada ao dever através de árduo trabalho, de calor e compaixão: essas as manifestações da sua profunda espiritualidade. Mantinha uma atitude sempre alegre, que também transparecia das histórias que costumava contar aos coirmãos e alunos. Viveu uma vida simples e austera, conservando como pertences de uso só pouquíssimas coisas necessárias. Passava a outros desinteressadamente tudo quanto lhe davam. Durante a última visita, o Inspetor lhe perguntou: “Padre,precisa de alguma coisa?”. Respondeu: “Não quero nada. Quero só fechar logo os olhos. Quero ir para ‘lá em cima’”.

O funeral do P. Lens foi celebrado em 1° de dezembro passado. ....Muitas as homenagens prestadas e as mensagens recebidas. Não faltou a do P. Ángel Fernández Artime,Reitor-Mor da Congregação,e do P. Maria Arokiam Kanaga,Conselheiro Geral para a Ásia Sul, levando as condolências da Congregação e recordando sua vocação missionária, exortando os Salesianos a imitar o seu exemplar serviço disinteressato.

Publicado em 18/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês