Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/12/2014 - Índia - Celebração do Direito das Crianças a serem ouvidas
Fotos do artigo -ÍNDIA – CELEBRAÇÃO DO DIREITO DAS CRIANÇAS A SEREM OUVIDAS

(ANS - Hyderabad) – Nos dias 28-29 de novembro, 140 crianças – 57 meninas e 83 meninos, todos os membros dos ‘Clubes pelos Direitos Humanos’ promovidos pelos Salesianos – dialogaram com vários funcionários pela ‘Justiça de Menores’, dos distritos de Srikakulam e Vizianagaram, no estado de Andhra Pradesh, partecipando assim, com interesse e envolvimento, de uma iniciativa pensada para celebrar o Direito das Crianças a serem ouvidas.

As crianças eram procedentes de 63 Clubes pelos Direitos Humanos, de 55 escolas e tiveram muitas histórias comoventes e interessantes para contar, para demonstrar os seus esforços em serem “cidadãos hoje” e não “cidadãos amanhã”, como tradicionalmente se costuma dizer deles.

Os dois dias de programa proporcionaram às crianças e adolescentes dos clubes, uma plataforma em que exercitar o próprio direito de serem ouvidos, um direito sancionado pela Convenção dos Direitos da Infância – cujos 25 anos se festejam neste ano. Recita pois o art. 12: «Os Estados Partes garantem à criança com capacidade de discernimento o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre as questões que lhe respeitem, sendo devidamente tomadas em consideração as opiniões da criança, de acordo com a sua idade e maturidade».

Assim, A. Laxmanrao, do clube “Ambedkar”, de Puram, referiu como a ação dos menores junto às Autoridades tenha produzido uma melhoria na qualidade das refeições ao meio-dia.

K. Ramu, do clube “Aung San Suu Kyi”, de Dolapeta, contou acerca da marcha que os menores fizeram por ocasião do Dia Mundial pelo Ambiente.

Ramakrishnamma, do clube “Nehru”, de Lakkidam, falou com orgulho de quando o seu clube conseguiu a reintegração de dois alunos, graças ao uso do ‘Número Verde para a Infância: 1098’.

Prasanti K, do clube “Madre Teresa”, falou do empenho do seu clube por eliminar os detritos depois da passagem do ciclone Hudhud e de suas reclamações junto ao ‘Comissário Municipal’ acerca do precário estado higiênico-sanitário ao redor da Escola.

Quase todos os clubes tinham alguma história para contar, tendo os menores também falado do relevo dado pela mídia às suas atividades. Houve quem pedisse um maior número de salas adequadas; melhores serviços higiênicos ou água potável ou maior higiene ao redor da escola ou ainda a presença de muros de proteção para os prédios…

O encontro de 28-29 de novembro foi programado pela Ação Popular para o Despertar Rural (PARA, em inglês), feliz iniciativa social dos Salesianos, de Ravulapalem, que, desde 2008, em colaboração com o Instituto de Educação aos Direitos Humanos, está na linha de frente em educar aos Direitos Humanos nas Escolas estatais de Andhra Pradesh e, mais recentemente, também no estado de Telengana. Os esforços da PARA já levou à formação ao item mais de 167.000 professores.

Publicado em 03/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês