Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/11/2014 - Alemanha - Network salesiana dos projetos europeus contra o sofrimento dos jovens
Fotos do artigo -ALEMANHA – NETWORK SALESIANA DOS PROJETOS EUROPEUS CONTRA O SOFRIMENTO DOS JOVENS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Berlim) – Perto de 30 pessoas, entre diretores e colaboradores de comunidades salesianas de onze países europeus, reuniram-se em 12-14 de novembro, em Berlim, para tratar do tema “(Novo) sofrimento dos jovens na Europa – Respostas salesianas?”. Presente também o Ecônomo Geral da Congregação, Sr. Jean Paul Muller SDB, que comentou: “O ambiente de vida europeu deve tornar-se um lugar em que os Jovens possam ser ouvidos”.

A conferência, primeiro encontro de um processo a ser desenvolvido a longo prazo, foi promovida pela Inspetoria alemã, guiada pelo P. Josef Grünner, e teve como objetivo avaliar as oportunidades de colaboração entre as várias realidades salesianas dos diferentes países, visando empregar melhor os recursos existentes, unir forças, compartilhr ideias e experiências, algures já feitas.

Os componentes partilharam experiências acerca de trabalhos feitos com crianças, adolescentes e jovens marginalizados na Europa. Apresentaram-se projetos brotados na Espanha, Hungria, Irlanda, Bélgica, Turquia e Alemanha. Também o Centro salesiano de Berlim, sede da conferência, apresentou a sua contribuição.

Para levar à frente com êxito na Europa e no mundo o trabalho como “advogados dos jovens”, o Ecônomo Geral sublinhou que os Salesianos e os seus colaboradores devem continuar as boas obras que já se realizam; mas que entretanto se devem explorar “terras novas, tentar cooperações”. Um processo em que já não se trata “somente de questões de uma só Inspetoria de cá e de acolá, mas que lhes dá fundamento”. Só se estivermos em condição de fazer com que o ambiente de vida dos jovens “entre na política” e que “nas comunidades se realize uma pastoral juvenil global”, seremos capazes de tornar “o ambiente de vida europeu” um lugar em que “os jovens possam ser ouvidos”.

Mencionaram-se como possibilidades de concreta colaboração, além de um intercâmbio regular de ideias, também algumas medidas coletivas de qualificação e formação dos colaboradores, opções para financiamentos e movimentos juvenis transnacionais.

O Vigário Inspetorial da Alemanha, P. Franz-Ulrich Otto, que conduziu o encontro, mostrou-se muito satisfeito com os resultados obtidos: “Do meu ponto de vista, a coisa mais interessante foi dada pela variedade das abordagens e dos vários projetos. Viu-se, p. ex., como alguns contatos pastorais com os jovens se dão através da Paróquia. Outros se realizam pelas ruas, no encontro com os jovens desempregados ou refugiados, e com crianças. Também com jovens nômades”.

Publicado em 19/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês