Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/10/2014 - Itália - “Se eu o ler amarei para sempre”, um livro de Carlo di Cicco
Fotos do artigo -ITÁLIA – “SE EU O LER AMAREI PARA SEMPRE”, UM LIVRO DE CARLO DI CICCO

(ANS – Roma) – “A intenção do livro se deduz claramente no momento em que o A. diz que deseja encorajar quem quer que esteja buscando o sentido de si mesmo e da própria vida a folhear a Bíblia e ter a oportunidade de encontrar uma verdadeira ajuda para passar a noite esperando por dias melhores”. Com estas palavras o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fernández Artime, apresentou “Se ti leggo amerò para sempre”, último livro de Carlo di Cicco, Vice-Diretor de ‘L’Osservatore Romano’.

Por Gian Francesco Romano

O volume, editado por “Il Pozzo di Giacobbe”, foi lançado terça-feira, 21 de outubro, na ‘Sala Conferenze della Federazione Nazionale della Stampa’, em Roma. Além do A. e do Reitor-Mor, falaram o Prof. Franco Ferrarotti, sociólogo, e Marinella Perroni, teóloga, moderados por Francesco Siddi, Secretário da Federação Nacional da Imprensa Italiana.

Em sua fala o P. Fernández Artime perfez um acurado percurso entre os capítulos do livro, sublinhando os temas e sugestões que entretanto se sintetizam pela concepção da Bíblia como “verdadeiro navegador e bússola para o espírito” e na visão do Deus cristão, “que é amor, tem um ponto de vista sobre o amor e, que a partir do seu ser-amor, se relaciona com a pessoa humana”.

No que se refere à questão educativa – que não pode não interessar aos Salesianos –, o Reitor-Mor distingue, nas páginas do livro do Dr. di Cicco, uma notável sintonia entre a ação de Deus e o Sistema Preventivo formulado por Dom Bosco. “Deus educa. O seu é um sistema preventivo por excelência (....) Deus não combate a pessoa humana: combate o mal que o aflige. Com infinita paciência, respeitando a liberdade que caracteriza toda pessoa humana, impele-a pelo rumo da libertação”. E relativamente aos três fundamentos do Sistema Preventivo – razão, religião, bondade ('amorevolezza') – o P. Fernández Artime adverte que é o último – a bondade –, hoje a mais necessária.

Outro tema de interesse para o Reitor-Mor foi a questão do Deus verdadeiro relativamente aos numerosos ídolos, também hodiernos. Assim, emerge do capítulo “O Vitelo e o computador” a reflexão sobre a relação do hodierno ser humano com a técnica, que, às vezes, antes de ser um meio, se torna um fim em si mesma.

E se, nas páginas dedicadas à Primeira Aliança, o P. Fernández Artime disse ter apreciado a clareza com que se mostra a... possibilidade de viver para si mesmos, de recusar a Deus como fez Caim; com respeito aos capítulos sobre a Travessia do deserto e sobre a Nova Aliança, o Reitor-Mor aplaudiu a capacidade de apresentar, de um lado, a caminhada dolorosa, mas necessária, de purificação e perfeição a que todo ser humano é chamado; e, de outro, a misericórdia de Deus, também com explícita referência à Igreja, na qual todos se podem sentir acolhidos.

Publicado em 28/10/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês