Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/10/2014 - Albânia - Uma viagem rica de descobertas
Fotos do artigo -ALBÂNIA – UMA VIAGEM RICA DE DESCOBERTAS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Gjilan) – Grande foi a satisfação do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, no final da sua visita de animação à Albânia e Cossovo: uma viagem que lhe permitiu encontrar-se com numerosos jovens dentre os mais necessitados, apreciar o clima de respeito inter-religioso presente por entre a população e conhecer melhor a história de uma grande figura de santidade contemporânea: Madre Teresa de Calcutá.

No dia 3 de outubro, em Pristina, o P. Fernández Artime visitou os menores residentes no Centro Salesiano de Acolhença: um encontro muito alegre e caloroso, com, de um lado, crianças e adolescentes especialmente necessitados de atenção e, do outro, o herdeiro de Dom Bosco e da sua atitude para com os pequenos, sintetizado na expressão “basta que vocês sejam jovens para que eu os ame muito”.

No diálogo com os responsáveis salesianos das presenças da Albânia e do Cossovo, o Reitor-Mor sublinhou especialmente a importância de continuar a ser acolhedores e respeitosos das várias crenças professadas por alunos e funcionários das escolas. E, voltando a um tema a ele mui caro, recordou a importância de constituir comunidades de verdadeira fraternidade, porque serão elas depois uma ocasião de testemunho e evangelização entre os jovens e os adultos.

Na sua etapa a Gjilan, por fim, o P. Fernández Artime pôde encontrar-se com Lush Gjegji, Vigário da Diocese de Pristina, que passou grande parte da sua vida ao lado de Madre Teresa de Calcutá, originária que era de Skopje, na Albânia. O Reitor-Mor conheceu assim a grande determinação da Bem-aventurda albanesa que desde jovem entendeu como um chamado de Deus o desejo de partir qual missionária para a Índia.

E também do P. Gjegji recebeu a explicação que a mesma Madre Teresa dava a respeito da assim chamada “noite escura da alma” ou “noite da fé” – isto é, o não chegar a sentir a presença de Deus, apesar da oração e o serviço aos pobres:“Madre Teresa pedira a Deus que lhe desse quanto quisesse para fazê-la aproximar-se mais à dor da Paixão do Senhor, i. é, que lhe mandasse a prova de que precisasse – escreve o Reitor-Mor em sua página de Facebook –. Impressiona-me esse testemunho, porquepensar em toda uma vida doada ao trabalho e à oraçãosem sentir a DOÇURA DE ‘EXPERIMENTAR A PRESENÇA DE DEUS’ deve ser muito árduo. Mas os santos são assim: DEIXAM-NOS SEM PALAVRAS”.

Publicado em 07/10/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês