Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/9/2014 - Gana - Relatório sobre o esforço salesiano na luta contra o Ebola
Fotos do artigo -GANA – RELATÓRIO SOBRE O ESFORÇO SALESIANO NA LUTA CONTRA O EBOLA

(ANS - Aishaman) - A Inspetoria Salesiana da África Ocidental Anglófona lançou recentemente um comunicado divulgando os dados e informações sobre a propagação do vírus Ebola nos países da África Ocidental e do esforço dos Salesianos para conter o contágio e ajudar os doentes.

No mês de setembro foram registrados, pelos governos da Guiné, Serra Leoa e Libéria, um total de 4.269 casos, entre suspeitas e confirmações, e 2.288 mortes. A Libéria ainda é o país mais afetado, com 2.192 casos clínicos relatados e 1.223 mortes. Os operadores do Médicos Sem Fronteiras acreditam que o número de pessoas infectadas e de mortes pode ser de 2 a 4 vezes maior do que o relatado.

As escolas continuam fechadas e os alunos permanecem em casa sem atividade; as lojas e empresas sofrem e até mesmo os encontros culturais e a solidariedade estão em declínio, uma vez que as pessoas vivem tomadas pela a paranoia do contágio. Os trabalhos de reconstrução, após anos de uma guerra civil devastadora, estão mais uma vez ameaçados devido à instabilidade política provocada pela pandemia. Uma das principais preocupações dos Salesianos são as possíveis consequências da epidemia.

Os salesianos na Libéria foram convidados a fazer parte da Força-Tarefa nacional católica. Cinquenta animadores do Centro da Juventude Sean Deveraux, em Matadi, já organizaram as atividades de prevenção e conscientização, fazendo discursos nas ruas, criando peças informativas, distribuindo panfletos e levando alimentos e suprimentos médicos a famílias pobres.

A ONG local Don Bosco Youth Network, com base em Gana, está abrindo uma filial em Monrovia, para criar, juntamente com os salesianos da Libéria, uma estratégia para as ações de emergência.

Em Serra Leoa, os salesianos estão quase finalizando a criação de um centro de acolhimento temporário para 60 crianças órfãs pela epidemia de Ebola. O registo das crianças é realizado através do programa "Don Bosco Fambul – Child Line" em coordenação com o Ministério do Welfare. O centro será gerenciado por um grupo de salesianos sacerdotes e formandos, com a ajuda dos Salesianos Cooperadores, enfermeiros, assistentes sociais, professores e jovens.

Os salesianos também estão preocupados em solucionar o problema dos mais de 8.000 alunos que frequentam as nove escolas primárias e as cinco escolas de ensino médio e secundário presentes na Libéria e Serra Leoa. Algumas ideias interessantes já estão sendo analisadas, como criar uma rádio comunitária e distribuir aos alunos aparelhos rádio alimentados por energia solar, para que possam acompanhar as aulas. Para os estudantes das classes superiores que possuam um telefone celular, o uso do WhatsApp e Facebook poderia ser um método interessante e inovador para o aprendizado à distância, necessário em virtude da epidemia de Ebola.

Graças a Deus, Gana não registrou nenhum caso de Ebola. Os salesianos continuam a informar o Ministério da Saúde sobre sua disponibilidade para ajudar na campanha nacional de sensibilização para a prevenção de Ebola através da sede local do DBYN.

Postado em 15/09/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês