Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/8/2014 - RMG - O Reitor-Mor relança o apelo do Papa pelos Cristãos do norte do Iraque
Fotos do artigo -RMG – O REITOR-MOR RELANÇA O APELO DO PAPA PELOS CRISTÃOS DO NORTE DO IRAQUE

(ANS – Roma) – Perante as violências contra os cristãos iraquianos no norte do Iraque ontem, 7 de agosto, o Papa Francisco divulgou um apelo por que com a oração e os auxílios se possa “terminar com o drama humanitário em ato”. Ao apelo aderiu também o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, para “termos bem presente em nossos corações os nossos irmãos e irmãs das várias comunidades cristãs no norte do Iraque”.

É um autêntico êxodo o que está se dando no norte do Iraque: perto de 100 mil cristãos estão fugindo das violências. Na noite de quarta-feira, dia 6, os milicianos conquistaram Qaraqosh, a principal cidade cristã do Iraque, que se encontra entre Mosul e Erbil, capital da Região curda. Em tempos normais possui uma população de perto de 50 mil pessoas, mas, faz tempo, veio acolhendo também os refugiados cristãos chegados de Mosul. Sucessivamente caíram também as cidades vizinhas de Tal Kayf, Bartela e Karamlesh.

“As igrejas foram ocupadas, as cruzes tiradas. 100.000 os refugiados cristãos que fugiram levando apenas a roupa do corpo, alguns a pé, para chegar à região do Curdistão” – divulgou ontem o Patriarca caldeu de Kirkuk, Dom Louis Sako.

“A situação dos cristãos expulsos é desesperadora porque em Arbil, capital do Curdistão iraquiano, não têm intenção de os acolher: é que não sabem como ajeitar esses milhares de pessoas” – explicou além disso o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Perante tão tremenda realidade, o mesmo Santo Padre Francisco tem renovado “a sua vizinhança espiritual a quantos estão atravessando esta dolorosíssima prova” e tem implorado que de toda a Igreja “se eleve incessantemente uma oração coral, para invocar do Espírito Santo o dom da paz”.

O Papa também dirigiu um “urgente apelo à Comunidade Internacional” a fim de que “se empenhe por proteger quantos estão envolvidos ou ameaçados pela violência e garantir os auxílios necessários, sobretudo os mais urgentes, a um tão grande número de refugiados, cuja sorte depende da solidariedade de outros”.

Hoje também o Reitor-Mor quis unir-se a este apelo, “convidando todos a unir-se à oração do Papa, a ter bem presentes em nossos corações os nossos irmãos e irmãs das várias comunidades cristãs no norte do Iraque, a considerar que a nossa fraternidade e solidariedade é muito importante para eles, e a educar e a educar-nos à tolerância para com quanto é diferente a fim de construir uma humanidade mais evangélica e mais justa”.

Publicado em 08/08/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês