(ANS – Calcutá) – Os Delegados Inspetoriais para a Animação Missionária (PDMA, em inglês), dos Salesianos da Região Ásia Sul, estiveram reunidos de 31 de julho a 2 de agosto, na Casa Inspetorial da Índia-Calcutá, para o seu encontro anual. Participaram treze coirmãos.
Entre os objetivos da reunião havia: reforçar e relançar a animação missionária na Região; avaliar os planos e as estratégias de ação usados; elaborar o plano de animação missionária 2014-2020; promover a colaboração com as várias comissões da Conferência das Inspetorias Salesianos da Ásia Sul (SPCSA); e melhorar a comunicação e a colaboração entre os Delegados.
O grupo confrontou-se a respeito da importância da formação dos encarregados da animação missionária, seja quanto ao crescimento espiritual, seja quanto à atualização pessoal, e focalizou particularmente o instrumento formativo constituído pelo Curso Missionário de um mês, que se fará em Shillong. Os Delegados além disso decidiram iniciar uma campanha de oração pela Região e promover a publicação de documentos e subsídios missionários. Mais: pediram uma solidariedade missionária maior na Região, planejando atividades para o trabalho em rede, e uma colaboração entre os membros da FS e as Comissões da SPCSA. O grupo decidiu em seguida iniciar e fortalecer os Grupos missionários nas Obras e Paróquias salesianas e deu início ao boletim trimestral de animação missionária “Alma”.
O encontro de Delegados coincidiu com a visita a Calcutá do Conselheiro Geral para as Missões, P. Guillermo Basañes, que numa conferência feita em 1° de agosto revelou já estar se familiarizando com o seu novo encargo e também acrescentou: “Nasci missionário na Congregação: já desde o aspirantado queria ser missionário”.
O Conselheiro para as Missões sublinhou em seguida a importância e o papel dos Delegados para a Animação Missionária, e indicou três grupos de pessoas que, com frequência, não recebem uma atenta animação missionária e que, ao invés, devem ser considerados objetivos primários:
O P. Basañes por fim concluiu exortando o Grupo a levar à prática o recente ‘documento sobre a formação missionária dos salesianos’, regozijando-se outrossim pela organização e entusiasmo da Equipe dos Delegados.
Publicado em 06/08/2014