Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/8/2014 - RMG - 5 de agosto 1872 - 5 de agosto de 2014. Profissões das FMA
Fotos do artigo -RMG – 5 DE AGOSTO 1872 - 5 DE AGOSTO DE 2014. PROFISSÕES DAS FMA

(ANS – Roma) – Celebram-se hoje, em Mornese, as profissões religiosas das novas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Preside a celebração o mesmo P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos. Assim fazendo imita o exemplo de Dom Bosco, o qual, na data institutiva do novo Instituto, 5 de agosto de 1872, participou da primeira profissão religiosa de Maria Domingas Mazzarello e das suas dez Colegas. Entretanto, se hoje o dia 5 de agosto é uma data absolutamente tradicional, àquela época a escolha se deu de modo, digamos, original…

Entre 1864 e 1878, Dom Bosco foi a Mornese onze vezes. A sexta visita se deu em 1872.A construção do Colégio estava para terminar, mas faltava ainda a residência do Pároco; por isso o P. Pestarino teve de preparar a casa da Imaculada, de sua propriedade, para funcionar como Casa paroquial provisória, para o P. Valle. As Filhas da Imaculada, que até então tinham morado na casa da Imaculada – mantendo um pequeno internato para órfãs e uma oficina de costura para as meninas do lugar – depois de uma adaptação provisória, se transferiram definitivamente para o Colégio, ali aportando, com os bichos-da-seda, na noite de 23 de maio de 1872.

A Diocese de Acqui estivera vacante desde a morte de Dom Contratto, em 1867. Na Epifania de 1872 chegara como bispo Dom Sciandra, mas destituído ainda das Cartas Dimissórias (o ‘placet’) do governo. Visto que em junho de 1872 Dom Sciandra adoeceu de polmonite e, não possuindo as cartas dimissórias, não podia usar dos bens da Diocese, o Prelado pensou em passar o verão em Mornese, onde o Colégio já estava terminado e o clima era salubre.

Entrementes, Dom Bosco e o P. Pestarino haviam estabelecido que tinha chegado a hora de realizar o projeto da fundação do novo Instituto de Irmãs: “As Filhas de Maria Auxiliadora”. As Filhas da Imaculada, acompanhadas de maneira todo particular, tinham sido avisadas de que em 3 de agosto iniciariam os Exercícios Espirituais e que quem quisesse, dentre as que haviam percorrido uma caminhada de formação, poderia no dia 8 de agosto fazer a primeira Profissão religiosa, no novo Instituto.

Dom Bosco entretanto comunicou a Dom Sciandra que no dia 8 de agosto não teria podido participar da função e que as profissões deveriam ser recebidas pelo Bispo. A pedido porém do mesmo Bispo, Dom Bosco chegou a Mornese na noite do dia 4 e, visto que não poderia ficar ali por muito tempo, as profissões se marcaram para o dia 5, de manhã. E assim foi.

Na tarde do mesmo dia Dom Bosco voltava a Turim para outros compromissos. Mas é interessante sublinhar que Maria Mazzarello e suas Colegas viveram na serenidade esse momento que comportava: o novo hábito religioso, a fórmula da profissão, um novo estilo de vida; e que a todas estas coisas e às várias opções feitas estivera presente Dom Bosco.

Publicado em 05/08/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês