Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/7/2014 - RMG - Há 100 anos: a Grande Guerra e a Espiritualidade Salesiana
Fotos do artigo -RMG – HÁ 100 ANOS: A GRANDE GUERRA E A ESPIRITUALIDADE SALESIANA

(ANS – Roma)– Enquanto hoje o mundo continua a falar de guerra, não se pode esquecer a história salesiana que nos lembra como, há 100 anos, às portas das celebrações do I Centenário de Nascimento de Dom Bosco, o mundo vivia a assim chamada Grande Guerra ou “I Guerra Mundial” (1914-1918). É o P. Álbera, então Reitor-Mor, que, por meio de uma Carta, de 29 de janeiro de 1915, pede aos Salesianos “permanecerem unidos e confiantes na oração”, e aos diretores e inspetores, acompanharem de perto os “salesianos soldados”.

A Carta do P. Albera foi escrita com dois objetivos temáticos: o Centenário da Instituição da Festa de Maria Auxiliadora e de nascimento do Venerável Dom Bosco, e a anticipação do XII Capítulo Geral (este deveria ser realizado em 1916).

Num fragmento sobre as conseqüências da guerra, o P. Albera evidencia:

“Nós todos esperávamos que neste ano já iniciado – que marca duas datas memorandas para a nossa amada Congregação: o Centenário, isto é, de nascimento de Dom Bosco e da instituição da festa de Maria SS. Auxiliadora – nos teria trazido alegria e gáudio suavíssimo com as grandiosas solenidades que se estavam preparando, segundo os programas de vós já conhecidos.

Mas infelizmente, como sabeis, se deveram transferir as solenidades exteriores, contentando-nos nas atuais tristezas (Guerra mundial, 1914-1918) unir-nos compactos e confiantes na oração expiatória e de impetração de paz para as nações que se digladiam com inaudita sanha, numa guerra que não se encontra igual na história. O flagelo de Deus vai seguindo, implacável, o seu curso e a nossa Pia Sociedade se ressente das inevitáveis conseqüências.

Pensai um pouco, caríssimos: - nas tantas nossas casas que floresciam pelos países onde no presente ferve a guerra, ora despovoadas de crianças ou reduzidas a uma vida misérrima; - nos numerosos irmãos chamados às armas, muitos dos quais já pagaram o seu tributo à pátria com o sacrifício da vida e outros estão em perigo de o fazer quando necessário; - na paralisada vitalidade de tantos povos neutros, onde também temos irmãos caríssimos e numerosas casas; - na falange de Cooperadores zelosos que eram nosso sustentáculo com sua beneficência e que agora não podem mais nos ajudar, quer pelas interrompidas comunicações, quer sobretudo porque obrigados a distribuir seus haveres para socorrer outras necessidades mais urgentes causadas pela guerra; - nas várias Missões que confiam toda a sua vida nas ofertas que se lhes manda em determinadas épocas...; e depois podereis fazer-vos quiçá uma ideia do meu presente estado de ânimo e dos demais superiores maiores...”.

Junto com a Carta do P. Álbera é importante evidenciar a tese doutoral do P. Leonardo Tullini (2007), intitulada “Experiência bélica e identidade salesiana na Grande Guerra”, em que procede à análise das características da espiritualidade salesiana e a como essa guerra tenha marcado a Congregação e a sua Espiritualidade.

O P. Tullini, falando de “Os recursos da espiritualidade salesiana perante a guerra”, declara: “A nossa pesquisa pôs em evidência, na grande maioria dos salesianos chamados às armas, uma capacidade de reação proativa e costrutiva (não só reativa e defensiva). É o pensar positivo da esperança cristã que neles prevalece e em seu derredor (…). O P. Albera exorta diretores e inspetores a seguirem de perto os irmãos que haviam partido de suas casas e a acolherem com toda a solicitude aqueles que por motivos de serviço gravitassem pela zona (…) De modo que os irmãos soldados se sintissem apoiados e acompanhados nos seus deslocamentos e mudanças de endereço, devido aos diversos serviços a que eram chamados”.

Podem-se achar as Cartas do P. Albera em sdb.org.

Publicado em 29/07/2014

 

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês