Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/7/2014 - Filipinas - Alunos salesianos indianos no programa internacional “Serviço-Aprendizagem”
Fotos do artigo -FILIPINAS – ALUNOS SALESIANOS INDIANOS NO PROGRAMA INTERNACIONAL “SERVIÇO-APRENDIZAGEM”

(ANS – Iloilo City) – Quatro alunos do Instituto salesiano, de Sonada – Vikash Gupta, Naresh Agarwal, Snom Panlook, Ramachand Shimray – participaram da Conferência Internacional “Serviço-Aprendizagem” (ISL, em inglês), sobre o tema “Resposta ao desatre. Resiliência nas comunidades e papel da Universidade”, conferência feita de 28 de junho a 11 de julho de 2014, em Iloilo City, Filipinas. Acompanhava-os o salesiano P. Ujjol Mondol.

Oito meses depois da passagem do tufão “Haiyan” por sobre as Filipinas, o desatre está fora dos noticiários internacionais. Entretanto, as Filipinas e os seus habitantes continuam a pagar por suas consequências. Foi um tufão pavoroso que não só varreu edificações mas sobretudo destruiu famílias e comunidades.

Para reagir perante tudo isso, o “Conselho Conjunto da Educação Superior Cristã na Ásia” compatrocinou o programa ISL, de que participaram 29 Institutos Superiores e Universidades asiáticos.

Os dois primeiros dias foram dedicados a conferências sobre o tufão e os seus efeitos, enquanto os demais dias foram passados no auxílio concreto às comunidades atingidas. Os estudantes e o pessoal universitário presente foram divididos em grupos por áreas, cada qual com objetivos diferentes. Houve quem reconstruísse casas caídas, quem levantasse escolas, quem refizesse mangues, quem procedesse a controles médicos, quem costurasse enxoval... E até que construísse embarcações para os pescadores.

“Uma experiência maravilhosa para todos nós. Aprendemos a adaptar-nos às exigências das diferentes comunidades e aprendemos coisas que não se encontram em nenhum livro feito. Uma coisa especialmente nos ficou impressa: trabalhando em grupo, «ninguém nos é estranho; cada qual é meu irmão ou minha irmã»” – disse o jovem Shimray.

Publicado em 21/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês