Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/7/2014 - Suíça - 116 Governos lançam os jovens ao centro da atenção do Conselho dos Direitos Humanos graças a IIMA e VIDES Internacional
Fotos do artigo -SUÍÇA – 116 GOVERNOS LANÇAM OS JOVENS AO CENTRO DA ATENÇÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS GRAÇAS A IIMA E VIDES INTERNACIONAL

(ANS – Genebra) – O dia 24 de junho cento e dez países apresentaram uma declaração conjunta ( cross-regional statement)sobre os jovens e seus direitos, na 26ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, em Genebra. A alma e o motor desse acontecimento foram o Escritório dos Direitos Humanos IIMA (do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora) e o VIDES Internacional.  Foi um trabalho paciente e constante, animado pelo ensinamento de Dom Bosco e pelo testemunho do Papa Francisco. 

O  objetivo foi chamar a atenção do Conselho dos Direitos Humanos sobre os jovens, tema habitualmente ignorado pelo Estados.  Um dos aspectos considerados “as potencialidades e os direitos dos jovens para participarem na construção do bem comum”.

Surgiu assim a importância da educação e formação dos jovens, o encontro com os jovens para ajudá-los a tomar consciência de seus direitos e de suas responsabilidades na concretização do bem comum. 

Demo-nos conta de que os jovens como tais, raramente são levados em consideração na gestão do bem comum. São os primeiros a reagir quando se violam certos direitos (liberdade de expressão, de associação, cuidado pelo ambiente…) mas os últimos a estarem presentes quando se trata da gestão da ‘res publica’.

São considerados geralmente até os 18 anos protegidos em todos os seus direitos, pela Convenção da Infância; e dos 18 em diante saltam logo à categoria de ‘adultos’. Fala-se desse período evidenciando os problemas que os jovens vivem (desocupação ou desemprego, droga) ou o que eles representam para a sociedade (gangues organizadas, delinquência juvenil). Ao mesmo tempo, à semelhança de quanto sucedeu em muitos países (p. ex.,Tunísia,Egito,Espanha,Turquia), mostram a sua capacidade de reconhecer e denunciar as contradições que se vivem em nível dos direitos humanos e de tornar-se os primeiros promotores na defesa de tais direitos.

Quisemos portanto mostrar as dificuldades que vivem hoje, na idade entre 17 e 28/29 anos, para inserir-se de modo eficiente na sociedade, sem sentir-se instrumentalizados ou vistos como um potencial sujeito a risco.

Em colaboração com o VIDES Internacional, pensou-se em levar à atenção do Conselho dos Direitos Humanos a temática dos Direitos dos Jovens, com a consciência de que nessa sede se poderia influir nas políticas juvenis.

A declaração conjunta (cross-regional statement) feita na 26ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos foi o passo decisivo para uma resolução sobre a stuação vivida pelos jovens.  Os Governos, nos encontros para a Revisão Periódica Universal (UPR) ou para os Órgãos dos Tratados, deverão confrontar-se sobre em quê e como ajudar concretamente os jovens para que sejam cidadãos ativos na construção do bem comum.

Publicado em 01/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês