Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/6/2014 - Equador - Entrevista com o P. Timothy Ploch, Conselheiro Geral para a Região Interamérica
Fotos do artigo -EQUADOR  – ENTREVISTA COM  O  P. TIMOTHY PLOCH, CONSELHEIRO GERAL PARA A REGIÃO INTERAMÉRICA

(ANS – Quito) Aproveitando de sua presença no Equador para as consultas para a eleição do novo Inspetor, a Secretaria Salesiana de Comunicação, do Equador, etrevistou o P. Timothy Ploch, salesiano estadunidense, eleito Conselheiro para a região Interamérica, no último CG27.

Como veem a Inspetoria do Equador os Salesianos que chegam de fora?
Dom Bosco mandou os seus Salesianos ao Equador: eles avisaram da sua chegada somente no dia da sua morte, 31 de janeiro de 1888. Este país é considerado um como lugar em que as missões são férteis: muitos por isso os salesianos que vêm de todo o mundo para viver e servir nas missões tanto amazônicas quanto andinas.

Quais julga sejam as tarefas que caibam aos Salesianos hoje? 
Astarefas que nos esperam em todo o mundo são as do Capítulo Geral 27, que nos chama a uma conversão em três sentidos: 

  1. conversão à vida espiritual, tanto comunitária, quanto individual; 
  2. conversão à fraternidade, para sermos mais família dentro de cada comunidade; 
  3. conversão apostólica no modo de trabalhar com os jovens mais pobres. 

Tudo isso para sermos mais semelhantes a Dom Bosco, que era místico no espiritual, profeta na fraternidade, servo no apostolado.

Qual o objetivo da sua visita ao Equador? 
Diria que havia três motivos: 

  • como novo Conselheiro regional, devo saber um pouco mais acerca da Inspetoria, dos Salesianos, das obras, isto é: da situação do Equador;
  • depois, para que os Salesianos do país me conheçam, porque eu sou novo, proveniente não da América Latina mas dos EUA;
  • em terceiro lugr, para fazer as consultas que precedem toda eleição de novo Inspetor, nas quais consultas cada salesiano deve refletir e indicar qual acha que seja o melhor candidato (eu depois reúno todos os dados e os apresento ao Reitor-Mor e ao seu Conselho).

Qual a impressão acerca do trabalho dos Salesianos no Equador? 
No dia seguinte à minha chegada ao país fui à cidade de Cuenca, onde visitei algumas obras; a seguir fui a Bomboiza e a Macas; enfim a Quito e Guaiaquil. Impressionou-me a diversidade das obras animadas pelos salesianos: desde uma Universidade muito apreciada até às Missões 'ad gentes', às obras com meninos de rua, a escolas, oratórios e paróquias. E em todas essas obras existem colaboradores mui dedicados que, junto com os Salesianos, representam uma enorme riqueza. Fiquei também impressionado pelas distâncias que é preciso percorrer para ir de uma comunidade salesiana a outra. Enfim devo acrescentar que a gastronomia local é assaz deliciosa.

Qual a sua mensagem aos Salesianos do nosso país? 
Gostaria de repetir a mesma mensagem que nos deixou o novo Reitor-Mor no fim do CG27: “Como Salesianos devemos ser mais homens de Deus, dedicar-nos aos irmãos e às irmãs e, além disso, trabalhar ainda mais pelos jovens em situações de precariedade”. Esta é a minha esperança, o meu desejo e a minha oração por todos os Salesianos do Equador, para que dia após dia realizem este apelo do Reitor-Mor.

Publicado em 04/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês