México – ‘A cadeira não me determina’ |
Espanha – 46ª edição da “Cross Municipal Don Bosco” |
Espanha – “Jóvenes y Desarrollo” comemora 25 anos de educação contra a pobreza |
(ANS – Valência) – Em todo o mundo, 93 milhões de crianças e jovens têm alguma forma de deficiência, sendo essa uma das maiores causas de marginalização e exclusão da realidade ‘instrução’. Por este motivo, a Campanha Mundial pela Educação (CME) empenha-se, neste ano, por isso com o lema “Somemos as qualidades. Pelo direito a uma educação inclusiva”. Da campanha participa também a ongue salesiana espanhola “Jovens y Desarrollo” (JyD).
A iniciativa deseja reivindicar em todo o mundo o direito de as crianças que têm necessidades educativas especiais, receberem uma educação de qualidade, sem discriminações, na base de iguais oportunidades, tal como diz a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências.
‘JyD’ aderiu a essa iniciativa, contribuindo na difusão da campanha nas escolas e participando ativamente do ato central da Semana de Ação Mundial pela Educação, feita no dia 9 de abril, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Formação, da Universidade de Valência. Nessa ocasião foram desenvolvidas variadas atividades para jovens universitários e rapazes do colegial: alguns laboratórios e um grande “Jogo do Ganso”, onde em cada ‘casa’ do tabelão os concorrentes se levavavm a experimentar as barreiras que os deficientes enfrentam no exercício dos seus direitos à educação, sobretudo os que vivem nas áreas mais pobres e degradadas.
O evento se encerrou com a leitura de algumas reflexões recolhidas pelos alunos da Universidade e do Manifesto de posicionamento CME, lido pelo atleta paraolímpico valenciano, David Casinos, que manifestou o seu apoio à campanha, especialmente porque dá visibilidade a este problema nos países pobres: “Tenho o direito e o dever de pretender iguais oportunidades para todos”.
A ongue salesiana convidou a participar da campanha para difundir, sensibilizar e educar relativamente à consciência e à educação como Direito Humano fundamental, responsabilidade do Estado, base essencial da luta contra a pobreza.
Maiores informações, no sítio da campanha www.cme-espana.org.
Publicado em 12/05/2014