Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/4/2014 - RMG - CG27: Jovens para os Jovens
Fotos do artigo -RMG – CG27: JOVENS PARA OS JOVENS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Faz 100 anos que os Salesianos estão presentes na Croácia e Bósnia-Herzegóvina: lembrou-o no início da sua boa-noite aos Capitulares o Inspetor da Croácia, P. Pejo Orkić, na noite de 31 de março. Esses 100 anos de presença podem ser divididos em três tempos.

O primeiro é o que vai do nascimento até à segunda guerra mundial; o segundo é o do regime comunista: “Ficamos sem as obras e confinados às sacristias das igrejas. (...) Deus agiu a seu modo. Mandou vocações naquela situação quase impossível de viver”. O terceiro começou com a queda do muro de Berlim e as primeiras votações democráticas de 1990: “Podia-se novamente confessar livremente a própria Fé, sem medo e sem obstáculos; recomeçou o trabalho educativo-pastoral fora das sacristias-‘catacumbas’.

Nos decênios precedentes o serviço educativo permanecera limitado aos mais pequenos, prevalentemente aos “coroinhas”. No fim dos anos ‘80s, o trabalho se alargou também aos jovens das escolas de ginásio e colégio. Nasceu e gradualmente cresceu a primeira escola de formação para animadores: como fruto dessa escola desenvolveram-se variados grupos: de oração, da ‘Cáritas’, esportivos, musicais, teatrais, de tempo livre…

Superaram-se as primeiras desconfianças e as ‘amolações’ devidas a uma presença nunca dantes ocorrida daquela forma. Da atitude “que faço com essa gente?” passou-se à da “preciso ainda de de muitos animadores para os novos projetos!”.

Em 2003 a Conferência Episcopal Croata (HBK) fez seu todo o projeto de formação de animadores sob o título “Jovens para os jovens”. Os protagonistas e fautores foram os Salesianos, as FMA, os Salesianos Cooperadores e o MJS: hoje pode-se dizer que é um projeto de toda a Família Salesiana. Os membros da Secretaria para a PJ na Conferência Episcopal eram desde o início exatamente os mesmos animadores dos primeiros tempos (hoje todos Salesianos Cooperadores).

Cresceu o Voluntariado, mas sobretudo aumentaram as expressões da vida de Fé: participação aos Sacramentos, devoção mariana, grupos de oração. Também a dimensão vocacional está mais presente e, como fruto do projeto pastoral, amadureceram as primeiras vocações ao sacerdócio.

O Projeto “Jovens para os Jovens” dá também atenção à Comunicação social. Estão em fase de estudo: videossubsídios e áudios por difundir pela Internet. Realizou-se também uma aplicação para ‘smartphone’ chamada “Nova Eva”, dedicada exatamente à Nova Evangelização.

Publicado em 02/04/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês