Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/3/2014 - RMG - CG27: Anunciação, dom de Deu
Fotos do artigo -RMG – CG27: ANUNCIAÇÃO, DOM DE DEU

(ANS – Roma) – Solenidade especial pela recorrência da Anunciação na Assembleia Capitular. O P. Pascual Chávez presidiu a Eucarestia pela última vez como Reitor-Mor e com suas palavras ajudou a compreender que o dia não é casualmente, mas providencialmente, especial.

O Evento da Anunciação a Maria iluminou o momento dedicado à eleição do novo Reitor-Mor. Um chamado, o de Maria, seguido por uma missão: como para cada cristão, para cada salesiano.

A Anunciação é prelúdio de quanto pode acontecer em cada vida quando se encontra com Deus: o encontro se transforma num “anúncio para algo totalmente novo, algo a que somos convidados”.

“Perante uma intervenção de Deus em nossas vidas, tememos venha mudar os nossos projetos pessoais e, em certo sentido, complicar-nos um tanto a existência. O plano de Deus nunca responde completamente aos nossos desejos, sequer às nossas necessidades mais íntimas. É então que se deve ter a audácia e a humildade de mudar os próprios projetos, de educar os corações, e aprender a deixar-se conduzir pelo Espírito”.

Todo crente é chamado a cultivar algumas atitudes: busca do desígnio de Deus para a própria vida, aceitação da vontade de Deus como projeto de vida, docilidade ao Espírito de Deus.

Deteve-se a seguir o P. Chávez em evidenciar “o estilo com que Deus se apresenta para propor e pedir disponibilidade à pessoa, isto é: o diálogo. O diálogo evangélico se desenvolve em forma de dom”.

E este dom é antes de tudo o da alegria (“Alegra-te, Maria”), vindo a seguir o dom da graça (“cheia de graça”; “achaste graça”), manifesta-se em seguida o dom do encorajamento (“não temas”). Apresenta-se ao depois o dom da vitalidade e da fecundidade (“conceberás e darás à luz um filho”).

Advém mais o dom do Espírito (“o Espírito Santo descerá sobre ti”): é o primeiro pentecostes de Maria, e o Espírito mostra a intenção de posse e custódia da parte de Deus, o pedido de colaboração. Sobrevém por último o dom da fé (“nada é impossível a Deus”): palavra final, chave que abre à disponibilidade total econsciente.

Foi nesse contexto de oração e de fé que a Assembleia concelebrou a Eucaristia, já preparada para proceder às eleições.

Publicado em 25/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês