Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/3/2014 - RMG - CG27: O milagre mariano da Índia salesiana
Fotos do artigo -RMG – CG27: O MILAGRE MARIANO DA ÍNDIA SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – No dia 24 de maio de 1922, ao termo da primeira Procissão Mariana, os poucos salesianos do Assam, guiados por Dom Louis Mathias, assim rezaram: “Nós Te consagramos esta terra, as suas montanhas, os seus rios, a sua gente e todos os habitantes”. Poucos anos depois, os Salesianos, e outros, descreveram as Missões do Assam como “o milagre de Nossa Senhora”. A referência é válida hoje para toda a realidade missionária e para toda presença salesiana na Índia.

Quem racontou o episódio e os frutos que de aí advieram foi o P. George Maliekal,Superior da mais jovem das onze Inspetorias indianas, a de Silchar, na boa-noite aos Capitulares na terça-feira, 18 de março.

Dom Mathias escolhera como lema para o grupo pioneiro: “audácia e esperança”. Mas não só os pioneiros: também os sucessores viveram esse lema. Muitos levaram uma vida de heroísmo: e a sua santidade foi reconhecida. Entre os nomes mais conhecidos, podem-se mencionar Constantino Vendrame, Orestes Marengo, Francisco Convertini, Estêvão Ferrando.

No Assam a Igreja passou de 5.000 a 1.200.000 católicos, difundidos em 15 Dioceses; num país com 1 bilhão e 200 milhões de habitantes, e com menos de 2% de Católicos, o impacto das ‘Instituições «Dom Bosco»” ultrapassa os limites da imaginação. Além das tradicionais presenças, como paróquias, escolas, escolas técnicas e centros juvenis – outras atividades inovadoras vão causando bom impacto na sociedade.

Os Salesianos colaboram em vários âmbitos com o Governo Central e com o de alguns Estados, p. ex., através do projeto ‘Dom Bosco Tech India’, no setor da formação profissional e do trabalho, no projeto “YaR” (‘Youth at Risk’ – Juventude em Perigo).

Muitas escolas situam-se em ambientes rurais, com aprendizado agrícola, fazendas modelos, projetos em favor da irrigação, modelos de assistência financeira. Relevem-se também as Escolas Superiores, até à Universidade Dom Bosco, em Guwahati, a primeira Universidade Católica da Índia.

Relevante é também o empenho pelas línguas locais: muitas delas desenvolveram a escrita e a gramática, graças aos Salesianos, que as difundiram com vasta publicação de material editorial e audiovisual.

Significativa também a ação em favor dos refugiados e imigrados: a Inspetoria de Nova Délhi, p. ex., desenvolveu uma grande atuação em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Refugiados (UNHCR)

Continua a desenvolver-se a ação missionária. A Inspetoria de Calcutá alargou a sua presença aos países limítrofes, como o Nepal (1993), Bangladesh (2008). A Inspetoria de Mumbai (ex-Bombaim) está presente no Kuweit. E foram além disso abertos dois aspirantados missionários, nas Inspetorias de Chennai e de Guwahati.

“Dom Bosco provocou um impacto profundo e eficaz na Índia. E se muitos são ainda os desafios, muito mais numerosas são as oportunidades!”.

Publicado em 20/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês