Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/3/2014 - RMG - CG27: uma intensa e numerosa presença em favor dos jovens
Fotos do artigo -RMG – CG27: UMA INTENSA E NUMEROSA PRESENÇA EM FAVOR DOS JOVENS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – A Inspetoria de Chennai é atualmente a Inspetoria mais numerosa da Índia, com 372 salesianos professos e 19 noviços. Dela falou segunda-feira, 17 de março, na boa-noite, o seu Inspetor, P. Raphael Jayapalan.

“Sem dúvida a Inspetoria foi abençoada por um bom número de vocações e de pré-noviços, noviços, pós-noviços e estudantes de teologia. Recentemente, para as vocações missionárias, iniciou-se um Aspirantado missionário, em Perambur”. A Inspetoria, com 80 anos de vida, apresenta-se agora com números relevantes: 21 paróquias, 29 centros juvenis, 46 escolas, 18 entre orfanatos, internatos, albergues para meninos e meninas, três albergues para jovens trabalhadores, 25 para jovens, 281 escolas ‘noturnas’ para crianças pobres.

A grande família de Dom Bosco e a sua rede possuem o maior número de escolas profissionais, na Índia, depois do Governo. Na Inspetoria de Chennai se oferece formação profissional com duas Universidades politécnicas, um Instituto Agrário, cinco escolas profissionais formais e 17 não formais, às quais se acrescentam onze centros de Instrução de nível universitário.

“A Inspetoria está atenta aos sinais dos tempos, mantendo a fidelidade ao carisma e ao espírito de Dom Bosco, e manifestando-se a si mesma, através de várias atividades e apostolado, tudo em função dos serviços aos jovens, especialmente aos mais necessitados”. Lançaram-se assim e se experimentaram serviços especializados para meninos/as de rua ou doentes, para idosos; apostolado nas favelas, pastoral carcerária, pastoral para ciganos, grupos de auto-sustentação…

Especialmente relevante é o serviço e o apostolado com os jovens aidéticos (HIV/AIDS), aos quais se oferecem duas propostas de acompanhamento:

  • a Casa de acolhença “ANBAGAM”, conhecida como “Pope John’s Garden” – Jardim do Papa João – que acolhe, entre meninos e meninas, 45 pessoas, de 3 a 22 anos.
  • a Casa de acolhença em Vellore. Em suas ‘casas’ oferece cuidados e suporte familiar a 180 crianças e adolescentes doentes.

Relevância estratégica possui também a Comunicação Social, com o ‘Don Bosco Institute of Communication Arts’ (DBICA), escola de artes grafiche e visuais, com atividades profissionais e de animação; e o centro editorial ‘ARUMBU Publications’.

Presente também um olhar missionário: um salesiano foi enviado a Hong Kong, para os jovens emigrados asiáticos, e outros ao Canadá. Uma presença está nos Emirados Árabes e cogita-se enviar outros a Dubai e a Abu Dhabi.

Tudo se realiza em nome de Dom Bosco que “é muito conhecido, amado e imitado pelos jovens; e nós, seus seguidores, procuramos ser fiéis, críveis e decididos em oferecer quer novo alento, quer inspiração profunda aos jovens, formando-os para serem honestos cidadãos e dignos filhos de Deus”.

Publicado em 19/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês