Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/12/2013 - RMG - Santos salesianos de dezembro
Fotos do artigo -RMG – SANTOS SALESIANOS DE DEZEMBRO

(ANS –Roma) – No início do novo ano litúrgico e na iminência da festa da Imaculada, a FS faz memória da figura paterna e sorridente do Bv. P. Filipe Rinaldi, III Sucessor de Dom Bosco, Fundador do Instituto das ‘Voluntárias de Dom Bosco’ (VDB).

5 de dezembro: Bv. P. Filipe Rinaldi

O P. Rinaldi tinha compreendido, durante o seu íntimo contato mantido com Dom Bosco e depois em sua experiência pessoal, que a atitude constante de união com Deus era o segredo de toda a operosa vida e do mesmo espírito do Fundador. Sem a plena imersão em Deus não se pode ser seus apóstolos. “A vida interior – dizia – pode parecer-nos de algum modo estranha, visto que, como Salesianos, estamos sempre trabalhando e ocupados. Todavia é realmente a coisa, a única coisa, que faz de nós religiosos”.

Considerava essa atitude a fonte cristalina de tudo, a graça primeira, o verdadeiro motor secreto do genuíno espírito salesiano; e o afirmava corajosamente, quase de modo paradoxal: “A nossa santidade – escrevia aos irmãos – não está tanto na prática do Sistema de vida abraçado pela profissão salesiana, nem sequer só na imitação das virtudes do nosso Pai; está no fazer com que a vida salesiana por nós abraçada e a imitação das virtudes paternas sejam animadas pelo espírito de que vivia e com o qual o mesmo Dom Bosco praticava as virtudes”.

O P. Rinaldi encarnou a interioridade apostólica, que foi a raiz profunda de uma atividade surpreendente. Baste lembrar que durante o seu reitorado os salesianos passaram de 4788 a 8836, com um crescimento médio de 450 ao ano; e que as Casas de 404 subiram a 644. A beatificação de Dom Bosco, em 1929, foi a ocasião que ele valorizou para todo um concreto renovamento espiritual e apostólico.

Uma empresa magnânima e concretamente ousada foi a missionária. Criou uma espécie de mobilização em tal sentido: abriu sete 7 aspirantados missionários e preparou expedições de excepcionais proporções, com o envio em missão de muitos missionários juveníssimos – noviços e pós-noviços! Último dos Sucessores de Dom Bosco a tratar intimamente com o Fundador, encarnou em si mesmo o espírito de Dom Bosco, a paternidade e a santidade, para podê-las melhor instilar no coração dos seus filhos espirituais.

Publicado em 04/12/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês