Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/5/2012 - Eslováquia - PE: Colônias de férias
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – PE: COLÔNIAS DE FÉRIAS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bratislava) – No último verão, dentro dos centros salesianos eslovacos realizaram-se 90 colônias de férias, nas quais 1600 animadores alegraram as férias de perto de 6000 crianças. 35 jovens animadores, além disso, colaboraram para organizar campos missionários, na Eslováquia e no exterior. Por sua vez o número de novas experiências, de ocasiões de crescimento e de momentos de familiaridade oferecidos aos mais pequenos foi incalculável.

Duas são as principais tipologias de colônias de verão para adolescentes: as de breve duração e as de longa. Algumas são mistas, enquanto que outros são oferecidas ou só a meninos ou só a meninas. Há além disso outros campos, ou colônias, específicos para adolescentes (de grupos de crisma, de Jovens) e também para famílias inteiras. Outros campos ainda são realmente característicos e têm finalidades especiais, como, p. ex., o campo “Tymian” para coroinhas, o campo “Plener” para jovens artistas, e os campos missionários (uma só experiência feita).

Os campos para toda a família tornaram-se os campos de verão mais populares. “Põem as famílias lado a lado” – diz o salesiano P. Tibor Reimer, que também sublinha mais um aspecto dessa tipologia –: “Os campos para famílias ajudam a construir novas comunidades de famílias. Em Cierna Voda (um dos novos bairros de Bratislava, ndr) as famílias se encontravam regularmente para a missa dominical; mas foi somente quando iniciamos os campos para famílias que os relacionamentos entre os vários núcleos se fortaleceram realmente”.

Campo estivo tradicional para os salesianos eslovacos é o de Tymian: “Este campo para coroinhas é único, porque não se dirige somente a meninos e jovens dos centros salesianos” – diz Peter Melišek, Salesiano Cooperador, um dos seus organizadores –. Alguns jovens externos aos oratórios apreciam o fato de que também os animadores maiores dediquem a eles um pouco do seu tempo”. A experiência serve também como ocasião de reflexão para aqueles jovens que estão pensando numa vocação salesiana ou querem descobrir e usar as próprias qualidades no campo de Tymian. Na preparação e animação dessa colônia além disso contribuem diretamente os candidatos à vida salesiana.

Os jovens artistas podem desenvolver os seus talentos no campo de Plener. O responsável pela organização é Pavol Rehak, salesiano cooperador e pintor profissional. Uma das finalidades desse campo é reunir jovens artistas cristãos. Há uma atmosfera criativa única: pode-se pintar segundo as diferentes técnicas, mas também jogar e participar de atividades espirituais. Respira-se a tradicional atmosfera salesiana, enriquecida por alguns traços e... tintas peculiares.

Uma novidade antes recente são os campos missionários para as crianças Rom. A Associação Sávio começou a promovê-los no ano de 2010. “Organizamos os campos nos lugares em que as atividades para os Rom já estão desenvolvidas” – explica o P. Peter Kuchar SDB. As crianças Rom continuam a viver as experiências feitas na área missionária muito tempo depois que ela terminou. O capelão de Svidnik (cidadezinha ao norte da Eslováquia, ndr) disse-me que muitos meses mais tarde as crianças ainda cantavam os cantos aprendidos durante a colônia. Mária Grebéčiová, que participou como voluntária, refere: “Não sabia o que iria poder oferecer a essas crianças... Entretanto bastou brincar, dar-lhe atenção, falar com elas... Só isso! Nunca pensei que tão pouco significasse tão muito para elas!”.

Publicado em 03/05/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês