Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/5/2012 - Eslováquia - PE: Escola salesiana sobre mídia
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – PE: ESCOLA SALESIANA SOBRE MÍDIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bratislava) – As crianças e os jovens são influenciados pela mídia sem que possuam mui frequentemente a capacidade crítica de avaliar quanto os circunda. Foi para responder a isso que nasceu a Escola salesiana de mídia, um projeto desenvolvido pela FS da Eslováquia e da República Tcheca, que oferece educação informal sobre mídia, orientada particularmente aos mais jovens.

O principal objetivo da escola é ensinar aos jovens a serem destinatários críticos dos conteúdos multimídia, o que implica também tornar-se capazes de lhes valorizar os modos e contribuições. Os jovens são formados a tornar-se eles mesmos hábeis idealizadores, em condição de partilhar seus próprios pareceres e convicções através da mesma mídia. Visto que muitos dos participantes são voluntários e que usualmente trabalham com pequenos, é-lhes também ensinado como guiar a percepção crítica das crianças e adolescentes.

Em março de 2011 os primeiros 20 estudantes terminaram o primeiro curso bienal e apresentaram o seu trabalho ao “MeŠtival” (Festival da Mídia), de Žilina. O tema guia a que os jovens se deviam ater, era: “Cada um só dispõe de quanto lhe foi dado” e embora tivesse brotado como natural encerramento da escola sobre mídia, do festival puderam participar todos os jovens com idade inferior aos 26 anos.

As atividades da escola foram retomadas regularmente também neste ano, sendo que no mês de março de 2012 concluíram o curso mais 20 alunos. A escola sobre mídia, que se desdobra por quatro semestres, é organizada pela Associação Juvenil Laura. Cada módulo se concentra num só assunto: ver, viver, criar, dar – a que se acrescentam outros temas de debate específicos. Através do trabalho prático e graças ao ensino de profissionais dos vários campos, os jovens vão-se formando ao jornalismo, à fotografia, aos trabalhos audiovisuais e de apresentação.

Os professores com frequência se utilizam das técnicas do “aprender fazendo”. “Pelo que sei, esse tipo de educação informal através de cursos não existe em nenhum lugar da Eslováquia – diz Viktória Kolčáková, coordenadora e docente –. Pequenas exceções poderiam fazer algumas escolas de arte. Pessoalmente frequento aulas na escola sobre mídia para formar-me ao apostolado e é uma coisa que vai para além do meu trabalho na mídia. Posso assim não só partilhar conhecimentos práticos mas também ajudar os jovens a crescerem em suas personalidades”.

O projeto da escola sobre mídia é um sucesso reconhecido. E atualmente se está formando um terceiro grupo de jovens. Também neste ano só foi possível admitir aos cursos apenas 20 alunos, embora as perguntas sobre como abrir os olhos dos jovens e mostrar-lhes os segredos da mídia interessem a um número de pessoas cada vez maior.

“Estamos pensando como fazer no futuro. Uma das opções é a de oferecer educação à mídia aos alunos das escolas de primeiro e segundo graus. Como se pode ver, aos jovens agrada, porque a mídia tornou-se parte da sua vida e normalmente não se dão conta de como ela os influencie e do que eles podem obter através dela” – conclui o sacerdote salesiano P. Maroš Peciar, Delegado de Comunicação Social da Inspetoria.

Publicado em 03/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês