Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/2/2012 - Itália - PE: “DonBoscoLand… Network for Dreaming!”
Fotos do artigo -ITÁLIA – PE: “DONBOSCOLAND… NETWORK FOR DREAMING!”

(ANS – Veneza-Mestre) – ‘DonBoscoLand’ (Terra de Dom Bosco) é um espaço web nascido há dez anos, criado e cotidianamente animado pelo Movimento Juvenil Salesiano (MJS ), do Trivêneto. Terra eleita para acolher os jovens, fala a sua linguagem em tudo e por tudo: ‘paginação’, cores, gíria, temas tratados, instrumentos postos à disposição.

Usando as experiências mais diversas, o sítio representa um diário colorido da apaixonante atividade salesiana do MJS, do Trivêneto: Animação Vocacional e Missionária, Encontros de PJ, Festas dos Jovens e dos Adolescentes, Serviço Civil Nacional, Proposta pastoral específica para todas as faixas de idade, Atividades de laboratório em âmbito teatral, cenográfico, técnico, artístico, Publicação da revista “Giovani per i Giovani” (“Jovens para os Jovens”) .... E muito mais.

As seções dedicadas aos artigos e material vário para a formação e a oração contêm muitos subsídios, tornando-se uma útil “biblioteca on-line”, tanto para os jovens quanto para os educadores. Os artigos querem ajudar os jovens a refletir sobre atos de atualidade, sobre temáticas educativas, sobre temas concernentes à própria caminhada espiritual. Muito nutrida a parte salesiana: com várias contribuições sobre a espiritualidade salesiana, sobre os santos salesianos e sobre o sistema preventivo.
 
O 'staff' de ‘DonBoscoLand’ se ocupa cotidianamente em publicar artigos para a formação pessoal ou de grupo, material relativo ao mundo educativo e juvenil, as fotos e os vídeos inerentes às várias iniciativas do MJS e a revista “Jovens para os Jovens”. A equipe se ocupa também de organizar atividades “off-line”, como encontros, retiros, competições, .... e promover eventos organizados ou animados pelo MJS. Tarefa de crescente relevância tornou-se também a animação dos ‘social networks’ coligados: Youtube, Twitter e Facebook.

Embora tenha um alvo mui específico (jovens 15-28, dos ambientes salesianos do Trivêneto), o sítio supera os 300 000 visitantes unívocos por ano: todos visitantes diferentes, que têm um rosto, muitos desejos e um sonho. Desses, 25% volta ao sítio pelo menos uma vez por semana e 12% cada dois dias.

O sítio Donboscoland é fruto de uma comunicação em que há dois elementos fundamentais que se entrelaçam: a informação e a formação. Unidas, criam uma relação entre práxis cotidiana e pensamento, na consciência de que não basta propor um calendário, se por trás não houver idéias; e que não bastam as idéias se elas não se concretizam na vida. A informação se refere às atividades que o MJS programa e realiza, não só no Trivêneto. A formação é oferecida para permitir aos jovens e/ou a seus educadores acharem material adaptado à caminhada que estão fazendo.

Ao mesmo tempo a comunicação de Donboscoland se alicerça em dois conceitos: a práxis local e a práxis inspetorial. Os dois níveis são necessários para realizar um circulo virtuoso entre quanto é proposto aos jovens em cada obra salesiana e quanto é promovido por aqueles que têm a tarefa de entretecer e criar rede entre várias obras do Trivêneto.

“DonBoscoLand… Network for Dreaming!” (DonBoscoLand: uma rede para sonhar!) é o lema desse sítio que quer ser uma presença de Dom Bosco no continente digital em que os jovens se encontram todos os dias e para chegar, depois, a apertar a mão de cada um, no… pátio!

Publicado em 29/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês