Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/2/2012 - RMG - PE: EuroClip Don Bosco, o olhar dos jovens sobre a cidadania europeia
Fotos do artigo -RMG – PE: EUROCLIP DON BOSCO, O OLHAR DOS JOVENS SOBRE A CIDADANIA EUROPEIA

(ANS – Roma) – Com uma carta enviada ontem, 1° de fevereiro, aos Inspetores e Delegados para a PJ e a CS da Europa, iniciou oficialmente o ‘EuroClip Don Bosco, festival europeu de curtas-metragens aberto aos jovens. A iniciativa, promovida pelos Dicastérios para a CS e PJ, se insere no PE (Projeto Europa) lançado pela Congregação salesiana no dia 31 de janeiro de 2009.

“Essa iniciativa é um festival europeu de curtas-metragens, aberto aos rapazes e jovens de 14 a 24 anos: «EuroClip Don Bosco, films by youth for youth». O projeto – acolhido pela Comissão do PE – ganhou corpo lentamente, graças ao interesse de algumas realidades salesianas europeias na área da comunicação. O tema escolhido pelos promotores é a cidadania europeia”. Com estas palavras o P. Fabio Attard e P. Filiberto González, respectivamente Conselheiros para a PJ e a CS, apresentaram a iniciativa aos Inspetores e Delegados de PJ e CS, da Europa.

A idéia de um festival europeu de curtas criou corpo no decurso de alguns encontros de Delegados para a CS da Europa, que, partindo de algumas experiências nacionais já em ato, tentaram imaginar um festival que envolvesse as Inspetorias e os países europeus. O grupo promotor tentou assim definir a identidade, as finalidades e as modalidades da iniciativa.

EuroClip Don Bosco quer abrir um espaço de criatividade e expressão onde os jovens possam compartilhar os valores salesianos e ser evangelizadores dos seus próprios coetâneos. Os objetivos principais são:

  • a promoção da expressão artística, convidando os jovens a refletir sobre temas e idéias, para transmitir mensagens positivas
  • a produção de vídeos, feitos por jovens para outros jovens, como um processo de aprendizagem, tanto em ordem aos conteúdos quanto à estética, à técnica e à linguagem do cinema
  • o incentivo ao trabalho de equipe entre jovens de diferentes formações, através da criação de um espaço intercultural
  • a difusão dos vídeos produzidos pelos jovens na área do EuroClip Dom Bosco como instrumento educativo

Os participantes serão convidados a fazer curtas-metragens sobre o tema da cidadania européia dos jovens, traduzindo o lema de Dom Bosco “bons cristãos e honestos cidadãos” à linguagem da sociedade europeia.

O festival terá duas etapas: nacional e internacional. A primeira, entre julho de 2012 e junho de 2013, é confiada às Inspetorias e à colaboração entre os Delegados de PJ e de CS; a segunda, internacional, a ser celebrada em Munique, Alemanha, de 31 de outubro a 3 de novembro de 2013, com a participação do Reitor-Mor no dia da Premiação.

Em breve será ativado um sítio onde será possível fazer uma ideia do projeto, do regulamento e das várias fases nacionais. A Comissão Organizadora continua o seu trabalho de definir e organizar o Projeto.

Publicado em 02/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês