Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/1/2012 - RMG - Projeto Europa: pesquisa para conhecer a realidade da migração
Fotos do artigo -RMG – PROJETO EUROPA: PESQUISA PARA CONHECER A REALIDADE DA MIGRAÇÃO

(ANS – Roma) – Iniciou-se nestes dias uma pesquisa que ajudará a conhecer a realidade da migração na Europa, com especial referência às obras e à ação pastoral dos Salesianos. Os resultados da pesquisa, que se insere entre as atividades do Projeto Europa, serão apresentados no outono, durante o próximo encontro dos Inspetores da Europa, programado para 29 de novembro-1° de dezembro de 2012.

A três anos do lançamento do Projeto Europa e das sucessivas atividades aplicativas, o P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação e Coordenador da Comissão do Projeto Europa (PE), enviou aos Inspetores do Velho Continente, uma carta de apresentação da iniciativa. Nela, citando o plano de intervenções para 2011-2012, se declara o motivo da iniciativa: “Os Setores para a missão salesiana, ...., coordenados pelo Conselheiro para as Missões, façam um recenseamento do nosso empenho europeu para com os migrantes em cada Inspetoria, recolhendo as boas práticas, as oportunidades e principais desafios que se encontram nesse empenho, visando uma intencional sucessiva caminhada europeia”.

A seguir o P. Cereda acrescenta: “A Comissão para o Projeto Europa salientou que a presença entre os migrantes, além de um espaço de trabalho para os ‘missionários’ e um campo fecundo para futuras vocações, é uma ‘nova fronteira’ para o nosso carisma. Ela se inspira nas origens da Congregação e nas corajosas opções feitas por Dom Bosco em favor dos migrantes”.

A pesquisa, coordenada pelo P. Vito Orlando, docente da Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, ajudará a conhecer a realidade da migração em quatro níveis diversos: entre os animadores inspetoriais, nas comunidades educativo-pastorais ordinárias, nas obras específicas dedicadas aos migrantes, entre os mesmos migrantes envolvidos na missão salesiana.

A pesquisa chega a quase 10 anos desde o primeiro encontro europeu salesiano sobre a imigração realizado em fevereiro de 2003, em Barcelona, Espanha, onde se reuniram os representantes procedentes de 15 países europeus.

Os quatro questionários, a serem compilados e entregues até o dia 30 de abril, estão disponíveis em italiano, espanhol, inglês, francês, alemão e eslovaco, em sdb.org .

Segundo o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, são 40 milhões os ‘Migrantes’ na Europa, dos quais perto de 20 milhões são ‘extracomunitários’; 10 milhões os  cidadãos europeus que vivem em outro país; e 10 milhões os ciganos. A maioria deles é feita de jovens.

Há hoje na Europa cerca de 6 200 Salesianos a trabalhar em 36 nações. Entre as 29 Inspetorias europeias há perto de 100 presenças salesianas que de algum modo se empenham na pastoral dos migrantes.

Publicado em 18/01/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês