Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/5/2011 - Alemanha - Os Jovens da Europa Norte anseiam pelo carisma de Dom Bosco
Fotos do artigo -ALEMANHA – OS JOVENS DA EUROPA NORTE ANSEIAM PELO CARISMA DE DOM BOSCO
(ANS – Aschau-Waldwinkel) – O contexto socioeducativo juvenil da Europa Norte foi o pano de fundo da Visita de Conjunto à Região Europa Norte–zona atlântico-alemã. Repisada a validade e utilidade dos salesianos, chamados a serem místicos, profetas e servidores numa sociedade laicista, pluralista e pós-moderna.

A três anos do CG26, os salesianos de Flandres-Países Baixos, Grã-Bretanha, Irlanda-Malta, Áustria e Alemanha fizeram um levantamento sobre a situação atual. Dois os núcleos temáticos em torno dos quais gravitaram as várias falas e reflexões: o CG26 e o Projeto Europa.

A realidade juvenil no contexto europeu, caracterizado pelo laicismo, pluralismo e pós-modernismo, que produz uma intensa exclusão social; a falta de vocações, que leva a média de idade das comunidades religiosas e salesianas a elevar-se cada vez mais; a crise econômica em ato e o clima de desconfiança na catolicidade, criado em alguns países pelos episódios e as acusações de pedofilia – esses foram alguns dos traços que caracterizaram o quadro da situação. A atitude dos participantes, porém, não foi de pessimismo; antes: em linha com o carisma salesiano, abriu-se à esperança e à determinação por uma dedicação ainda maior. “Estou convencido de que o carisma e a missão de Dom Bosco pelos jovens necessitados na Europa são necessários e têm futuro” – acentuou o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor, no encerramento da Visita de Conjunto.

O Superior dos Salesianos propôs aos Inspetores e aos membros dos seus respectivos Conselhos uma leitura do “Da mihi animas, cetera tolle” evidenciando três caracteres de que o salesiano na Europa deve especialmente cuidar: o primado de Deus, o testemunho da fraternidade evangélica, a abertura a novas formas de pobreza e exclusão. “Como místico, profeta e servo, o salesiano prepara-se a responder aos desafios que se põem à sua frente e à dos Jovens da Europa Norte”.

Retomando os cinco núcleos temáticos do CG26, o P. Chávez pediu uma mudança de mentalidade e de práxis, para “entrar num processo de verdadeira conversão, passando de uma mentalidade fechada a outra: aberta, pronta à mudança, voltada ao futuro, otimista”. O empenho dos salesianos deve-se orientar a uma educação cristocêntrica maior e a um maior testemunho da vocação salesiana.

Até ao encerrar-se da Visita de Conjunto emergiu que não se via necessidade de uma nova configuração das Inspetorias e delegações para a zona atlântico-alemã. Emergiram entretanto, quais exigências e pedidos especiais, tanto o desejo de uma colaboração mais estreita na formação dos salesianos e dos leigos, quanto um Centro de PJ, no Colle Don Bosco.

Publicado em 16/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês