Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/3/2011 - República Tcheca - O voluntariado une a Europa
Fotos do artigo -REPÚBLICA TCHECA – O VOLUNTARIADO UNE A EUROPA
(ANS – Praga) – No fim de semana 25-27 de março, em Kobylisy, subúrbio de Praga, realizou-se um seminário sobre o voluntariado salesiano. O encontro serviu para aprofundar o conhecimento das dinâmicas próprias do voluntariado.

Os trabalhos iniciaram com a apresentação, pelos coordenadores dos programas nacionais, de algumas boas práticas de voluntariado realizadas nos vários países da Europa. O representante eslovaco disse que nos centros salesianos se realizam vídeo-reportagens sobre as atividades de voluntariado, difundidos a seguir pela TV católica “Lux” e por Internet; os jovens da Alemanha, ao invés, racontaram como o Ministério da educação colabore na formação dos voluntários nos países em desenvolvimento, considerando o percurso do voluntariado como um enriquecimento humano que merece apoio; por sua vez os Salesianos da República Tcheca apresentaram a experiência da Escola de animadores e dos outros cursos de instrução e pastoral.

Sucessivamente, o P. Meinolf von Spee, da comunidade de Heiligenstadt, Alemanha, apresentou o Projeto Europa, lançado já faz mais de dois anos pela Congregação salesiana. O projeto, ainda em fase de realização, se fundamenta na consideração, sustentada também pela análise do Papa, de que depois de ter dado tantos missionários ao resto do mundo, hoje a Europa se tornou terra necessitada de missionários de outros continentes para renovar-se na sua própria fé. “Queremos refletir também sobre as obras salesianas – acrescentou o P. von Spee –; estamos pensando sobre a oportunidade de recolocar e redimensionar: com freqüência, de fato, temos um grande instituto no centro da cidade, quando porém os jovens estão nas periferias, nos subúrbios das cidades...”.

Durante o seminário foram aprofundadas algumas reflexões sobre o valor das atividades de promoção, pressão e “lobbying”. O Eng. Adolf Jilek, senador do parlamento tcheco, exortou os voluntários a agir com atividades de pressão. Apesar da má fama que carrega em si o termo “lobby”, explicou o político, um grupo de pressão é importante para publicizar as boas iniciativas que se estão realizando: “Se estás fazendo alguma coisa de bom, deves também propô-lo, publicizá-lo. Não se pense que o bom produto se anuncie por si mesmo: sem uma boa publicidade os olhares da gente sequer o notará, mesmo que se trate de uma coisa boa”.

O programa previu também momentos de partilha e convivialidade: uma agradável ceia num restaurante e um giro turístico pela cidade de Praga. A visita à igreja salesiana da Santa Croce, rodeada de centros comerciais, fez os voluntários refletir sobre quanto ainda hoje os povos europeus tenham necessidade do silêncio, da espiritualidade e da proximidade de Deus, e sobre como o fato de pôr-se à disposição gratuitamente seja um testemunho perante quem vê a vida somente de um ponto de vista materialista.

O evento foi patrocinado pelo Fundo Social Europeu, da República Tcheca; pelo Programa operativo para Recursos Humanos e o Emprego; pela Associação “Salesiánská asociace Dona Boska” (SADBA); e pelos Salesianos de Dom Bosco.

Publicado em 30/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês