Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/12/2010 - RMG - Projeto Europa: atividades 2011-2012
Fotos do artigo -RMG - PROJETO EUROPA: ATIVIDADES 2011-2012
(ANS – Roma) – O Reitor-Mor e o seu Conselho aprovaram as atividades do Projeto Europa programadas para o biênio 2011-2012. O documento, elaborado durante o recente III Encontro dos Inspetores da Europa, foi retomado e integrado pela Comissão do Projeto Europa (PE). Pedido nele o envolvimento das demais Inspetorias e da Família Salesiana. Perspectiva fundamental: a nova evangelização.

O P. Francesco Cereda, Coordenador da Comissão do PE, ao apresentar as atividades sublinha a necessidade de maior conhecimento do projeto na Congregação salesiana. “É oportuno recordar de fato que não se trata principalmente de um Projeto em favor da Europa, mas de um empenho em que a Europa tem um seu papel específico e em que, entretanto, todas as Inspetorias da Congregação estão envolvidas” – insiste o P. Cereda, lembrando que os processos em curso na Europa, além de serem aplicações do CG26, podem ser de referência também para todas as demais Regiões salesianas.

Entre os temas das atividades para o próximo biênio está a da nova evangelização. “A missão na Europa é constituída pela nova evangelização e os missionários que aqui chegam são investidos, junto com os salesianos europeus, dessa missão” – diz o P. Cereda. E convidando a aguardar pelas orientações do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e pelo próximo Sínodo dos Bispos da Igreja universal no ano de 2012, acrescenta: “Chegou o tempo para os salesianos europeus e para os salesianos missionários na Europa de buscar novos caminhos com que comunicar a fé cristã, especialmente aos jovens”.

O sujeito das atividades previstas são todos os SDB, desde o Reitor-Mor aos vários Conselheiros, desde as Regiões às Inspetorias. Um especial envolvimento espera-se das Inspetorias não-européias, tanto na animação do PE no interior da mesma Inspetoria quanto na apresentação de candidatos missionários. Os missionários salesianos na Europa são atualmente mais de 50.

Uma estratégia importante para o próximo biênio é o envolvimento dos vários grupos da Família Salesiana.

A Comissão para o Projeto Europa teve o Inspetor de Cracóvia, P. Marek Chrzan, atual Conselheiro para a Europa Norte, substituído pelo Inspetor de Croácia, P. Ivan Marianovic. O próximo encontro dar-se-á no fim do mês de julho de 2011, em Santiago de Compostela, Espanha.

O IV Encontro dos Inspetores da Europa está previsto para Roma de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012 e será alargado à participação de algum Inspetor de outras Regiões da Congregação e de algum membro da Família Salesiana.

O texto da programação das atividades para o Projeto Europa para os anos 2011-2012 e da sua apresentação por parte do P. Cereda estão à disposição na específica seção de sdb.org.

Publicado em 22/12/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês