Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/10/2010 - RMG - A educação salesiana na Europa
Fotos do artigo -RMG – A EDUCAÇÃO SALESIANA NA EUROPA
(ANS – Roma) – O material elaborado e apresentado no III Congresso europeu da escola e formação profissional salesiana está à disposição num estojo con 2 DVDs. Tal subsídio está sendo distribuído nestes dias às casas de todo o mundo.

Feito em fevereiro, em Sanlúcar La Mayor, na Inspetoria da Espanha-Sevilha (SVA), o Congresso sobre o perfil do educador/educadora contou com a participação de mais de 200 agentes dos centros educativos do Velho Continente do setor – religiosos e leigos.

Promovido pelos SDB e FMA e inserido num percurso de análise já iniciado em 2001, o III Encontro deixou duas significativas indicações aos adidos nos trabalhos: a necessidade de iniciar processos de avaliação homogêneos para as escolas salesianas e o empenho por estabelecer percursos de formação especificamente salesiana.

‘Missões Dom Bosco Mídia Centro’, de Turim, realizou uma produção que permite utilizar o material elaborado no congresso. Os dois DVDs possibilitam aprofundar tanto o lado mais genuinamente didático quanto a comunicação do evento e das suas conclusões.

O primeiro DVD, por isso, contém os ‘files’ originais das falas, das atividades, das comunicações e dos documentos produzidos ao longo dos quatro dias do congresso, além de tabelas, esquemas, propagandas, contribuições de vídeo e documentos ‘powerpoint’ para a exposição das atividades realizadas. Põe-se deste modo à disposição tanto a ampla bagagem teórico-prática desenvolvida das várias obras nos países europeus quanto tudo o que possa favorecer a partilha das boas práticas em matéria de educação salesiana.

O segundo DVD contém dois ‘talk show’ gravados à margem do congresso. Entrevistas, debates e experiências documentam o empenho salesiano na escola europeia.

Os dois DVDs estão disponíveis em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês e português.

O produto elaborado representa um subsídio prático para continuar a difundir a identificação do “Perfil do educador salesiano para as escolas e os Centros de formação profissional salesianos na Europa”, a cuja pesquisa se dedicou o Encontro, em Sanlúcar La Mayor. Contribui outrossim para uma reflexão mais geral sobre a pedagogia e os traços distintivos da ação salesiana no velho continente, trabalho extremamente útil na ótica do Projeto Europa.

Publicado em 6/10/2010

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês