Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/5/2010 - Eslováquia - Os centros de produção de vídeo e áudio salesianos para a Europa
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – OS CENTROS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO E ÁUDIO SALESIANOS PARA A EUROPA
(ANS – Bratislava) – Interessantes as iniciativas e as colaborações vindas à tona no encontro dos responsáveis pelos centros de produção de vídeos, áudios, TVs e rádios, da Europa. Coordenou os trabalhos, em Bratislava, de 14 a 16 de maio, o Conselheiro para a Comunicação Social, P. Filiberto Gonzalez.

Hóspedes do centro inspetorial de Bratislava, os responsáveis pelos centros salesianos de produção de vídeos, áudios, TV e rádio, da Europa, reuniram-se em 14 a 16 de maio para aprofundar o conhecimento recíproco e criar colaborações na área europeia. Representados Missões Dom Bosco Mídia Centro, TV Lux, Tv Noe, Bosco Media Centrum, de Brno (ou Bruna); Atelier Multimédia; Primaradio, de Turim; e Rádio Meridiano 12, de Roma; Inspetoria de Portugal com as várias iniciativas de animação e Rádio Juventude Salesiana; Região Itália-Oriente Médio, com o portal Don Bosconews. Participou também uma delegação da Circunscrição especial da Itália Central para estudar as possibilidades de um projeto inspetorial.

O primeiro dia, dedicado à apresentação das várias realidades e experiências, pôs em evidência a riqueza que as empresas e as experiências produzem. De tarde foi visitada a sede e os estúdios de TV Lux, emissora televisual coproduzida pela Conferência Episcopal Eslovaca, pelos Salesianos e particulares.

Dois os temas de estudo considerados pelos cerca de trinta participantes. Como já se dera com as editoras salesianas da Europa e da América, os responsáveis pelos centros de produção áudio/vídeo contribuíram para a revisão da seção “Empresas”, do Sistema Salesiano para a Comunicação Social (SSCS). O Projeto Europa, a seguir, apresentou itens para uma série de sugestões e iniciativas. Os centros de TV e produção áudio/vídeo declararam a própria disponibilidade em partilhar os suas produções, fomentando o conhecimento e a troca das próprias listas de títulos de documentários e transmissões. Pensaram-se outrossim iniciativas de envolvimento juvenil, como uma ‘Colônia de férias’ internacional para jovens, sobre a comunicação social. A experiência ‘Fest-Clip’, da França, chamou a atenção de muitos responsáveis; prevê-se de fato uma edição européia, ampliada à Eslováquia, à República Tcheca, a Portugal e à Itália.

Os trabalhos estiveram permeados de espírito da mensagem do Papa Bento XVI para o 44ª Dia Mundial das Comunicações Sociais: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”. Recordou-o o mesmo P. González, falando na homilia, durante a celebração dominical, na Paróquia Maria Auxiliadora , presidida pelo Inspetor, P. Karol Maník. 

A impecável organização e a calorosa acolhida dos salesianos eslovacos contribuiu para o bom êxito do encontro, evento que se repete cada dois anos.

Publicado em 17/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês