Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/5/2010 - Itália - Os tirocinantes salesianos se confrontam com o tema da Evangelização e da Europa
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS TIROCINANTES SALESIANOS SE CONFRONTAM COM O TEMA DA EVANGELIZAÇÃO E DA EUROPA
(ANS – Roma) – De 30 de abril-2 de maio, na comunidade de pós-noviciado São Tarcísio, de Roma, realizou-se um encontro de salesianos tirocinantes, operantes na Itália.
58 jovens salesianos, empenhados no biênio de exercício prático, reuniram-se para partilhar a caminhada de formação e questionar-se sobre os temas da Evangelização e do Projeto Europa.

Apresentou as finalidades do encontro o P. Guido Errico, vigário da inspetoria Itália Meridional e encarregado nacional pela formação. Além de proporcionar uma experiência de partilha, os dias se caracterizaram, seguindo na esteira da Estréia do Reitor-Mor, pelo tema da Evangelização, que neste ano convida a levar o Evangelho aos Jovens.

Sábado pela manhã, 1° de maio, os tirocinantes ouviram alguns membros da comunidade “Novos horizontes”, associação particular de fiéis, empenhada na evangelização de rua. O P. Davide Banzato, sacerdote da comunidade, evidenciou as motivações que estão na base da comunidade e sublinhou como, apesar da experiência acumulada, cada iniciativa seja “uma história à parte” na qual o protagonista absoluto e imprevisível é o Espírito Santo. Seguiu-se o testemunho de Miguel, que graças à ação de “Novos horizontes” é hoje membro da associação.

Para um confronto com a experiência do tirocínio foi dedicada a tarde. Três jovens salesianos partilharam a própria experiência em contexto: missionário, de internato, de escola. Três situações diferentes para uma abordagem, mas tornadas semelhantes pela validade do Sistema Preventivo. Das falas, entretanto, emergiu a dificuldade de anunciar o Evangelho no mundo e na cultura.

Foi exatamente tendo o tema da cultura como pano de fundo que o P. Francesco Cereda, Conselheiro para a formação, falou domingo, dia 2 de maio. Tratando do Projeto Europa, o P. Cereda se deteve em dizer da necessidade de criar na formação à vida salesiana uma cultura européia. O Conselheiro insistiu em que o Projeto Europa da Congregação salesiana tem como primeiro objetivo não a deslocação de religiosos e obras, mas a revitalização endógena do carisma de Dom Bosco no Velho Continente. Os jovens salesianos em formação podem desempenhar um papel importante nesse renovamento.

Os tirocinantes visitaram a Basílica do ‘Sacro Cuore’, na Via Marsala. Ali, além de admirar a igreja depois da restauração, ouviram do diretor e pároco, P. Valerio Baresi, as perspectivas que a obra salesiana se apresta a realizar, graças à colaboração de jovens universitários.

O período do tirocínio, colocado depois do pós-noviciado é um tempo em que os jovens salesianos se formam à “verdadeira vida prática salesiana”. Essa fase da formação à vida salesiana foi desejada pelo I Sucessor de Dom Bosco, Beato P. Miguel Rua, para satisfazer às exigências da formação à vida sacerdotal e transmitir fielmente o carisma e a tradição de Valdocco.

Publicado em 11/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês