Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/11/2008 - RMG - Discernir os sinais dos tempos e responder a tempo às urgências
Fotos do artigo -RMG – DISCERNIR OS SINAIS DOS TEMPOS E RESPONDER A TEMPO ÀS URGÊNCIAS
(ANS – Roma) – Também o segundo dia do encontro dos Inspetores da Europa teve início com uma celebração eucarística, rica de significado. Na cripta de Santa Cecília, nas catacumbas de São Calisto, Dom Adriano H. van Luyn, salesiano, bispo de Roterdã e presidente da COMECE, presidiu a Eucaristia, concelebrada pelo Reitor-Mor, pelo seu Vigário e pelos participantes do Encontro.

Comentando as leituras da liturgia do dia, Dom Van Luyn recordou, citando a “Gaudium et Spes”, a solicitude permanente da Igreja em perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho. A atual crise econômica é um sinal dos tempos, sinal que deve ser analisado e interpretado. “A causa da crise financeira deve ser buscada, entretanto, não só na falta de transparência e de responsabilidade jurídica mas também e antes no modelo discutível da nossa sociedade”, disse o bispo de Roterdã: uma crise, portanto, não só de valor mas também de valores. “Embora a Igreja não se possa pronunciar sobre medidas concretas e técnicas a serem tomadas, a sua Doutrina Social entretanto oferece uma contribuição de realismo e de esperança”.

Como Presidente da COMECE, Dom Van Luyn disse ter proposto, ao lado do “people-profit-planet”, dar uma atenção especial ao “pneuma”: “A pessoa humana é mais que um consumidor ou produtor: é um ser racional, social, relacional, moral e espiritual”. As noções da Doutrina Social da Igreja, entretanto - constatou o prelado – não são recebidas: não por motivos filosóficos mas porque são religiosas. Os cristãos são chamados a fazer também autocrítica, porque é a eles que foi confiada “u’a mensagem de salvação, mensagem destinada a todos” (GS 2). Numa cultura caracterizada pelas dinâmicas da comunicação, onde é sempre mais importante a comunicação não-verbal relativamente à verbal, é de vital importância conjugar a ação do anúncio com a do exemplo. Por isso os cristãos são constantemente chamados a questionar-se: “Que podemos fazer para transmitir a fé de maneira mais compreensível e para testemunhá-la de modo mais fidedigno em nossa vida?”.

Discernir os sinais dos tempos e responder tempestivamente às urgências com a criatividade e o equilíbrio que caracterizaram a ação de Dom Bosco são tarefas que concernem também ao salesiano, relembrou Dom Van Luyn, citando as Constituições salesianas. “Os salesianos não podem manter-se distantes; devem tornar-se aliados ativos de todas as forças que na Igreja e na sociedade se empenham por uma sociedade mais humana e humanizadora”. Os filhos de Dom Bosco, ao formar o “honesto cidadão e bom cristão”, devem cuidar de educar às responsabilidades morais, profissionais e sociais.

Dom Van Luyn concluiu exortando os Inspetores e a Família salesiana a unirem forças – congregações religiosas, cooperadores, ex-alunos, Universidade Pontifícia Salesiana, Auxilium – por um projeto apostólico comum: “Temos as nossas cartas em regra: um patrimônio espiritual forte e atraente, uma missão juvenil e popular mais que nunca atual, um sistema educativo preventivo e uma pastoral juvenil relacional e dinâmica”.

Voltando ao Salesianum, os Inspetores partilharam em assembléia as conclusões dos trabalhos de grupo do dia anterior que, aprofundando a relação do Reitor-Mor, indicaram objetivos, conteúdos e processos do Projeto Europa. Sucessivamente, divididos em grupos regionais – Itália-Oriente Médio, Europa Norte-Europa Oeste - e Conselho Geral, passaram das propostas a projetos concretos.

Aguarda-se para a tarde de hoje a fala de Magdí Cristiano Allam, vice-diretor do cotidiano italiano “Corriere della Sera”, recém-convertido do islã ao cristianismo.

Publicado em 29/11/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês