Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/5/2013 - Holanda - Reitor-Mor inaugura presença salesiana em Amsterdã
Fotos do artigo -HOLANDA – REITOR-MOR INAUGURA PRESENÇA SALESIANA EM AMSTERDÃ
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Amsterdã) – Nestes dias o Reitor-Mor está visitando a Inspetoria São João Berchmans, da Bélgica Norte e Holanda. Ontem esteve presente na fundação de uma nova comunidade em Amsterdã, a qual, como a definiu o P. Chávez, é um fato de fé e coragem para que aos jovens possam chegar os dons de Dom Bosco: o amor de predileção por eles, a convicção do valor da educação, o Sistema Preventivo como método educativo e forma de espiritualidade.

Tendo chegado ao aeroporto de Bruxelas na tarde de quarta-feira, 8 de maio, o Reitor-Mor foi recebido pelo Inspetor, P. Mark Tips, e pelo Secretário inspetorial, P. Eric Haelvoet, que o acompanharam à Casa inspetorial, em Sint-Pieters-Woluwe: ali passou a tarde e a noite com os salesianos da comunidade, partilhando com eles momentos de fraternidade e oração.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, 9 de maio, Festa Litúrgica da Ascensão, o Reitor-Mor partiu para Amsterdã. Recepcionou-o um grupo de salesianos holandeses, alguns jovens colaboradores e os três salesianos que formarão a nova comunidade internacional: P. Dominiek Deraeve (Bélgica Norte), P. Pedro Mario Ayala (do México-Guadalajara) e P. Arokiaraj Mariasusai (da Índia Tiruchy).

Durante uma Celebração da Palavra, o Reitor-Mor, falando sem papel, agradeceu a Deus por quanto a Holanda salesiana tem feito pela evangelização dos jovens em muitos países do mundo. A nova presença é um compromisso para continuar, hoje na Holanda, a levar o  Evangelho aos jovens; uma presença que se insere perfeitamente na ótica promovida pelo Projeto Europa. “Bom que esta inauguração coincida com a Solenidade da Ascensão, na qual a Igreja toma consciência de ser órfã de Jesus, elevado aos céus. Mas Jesus Ressuscitado – sublinhou – não nos deixou sós, porque nos deu o mundo como destinatário do seu Evangelho e nos prometeu mandar o seu Espírito para nos acompanhar e guiar”.

No início da tarde, na paróquia vizinha, presidiu a Eucaristia da qual participou também uma representação da FS holandesa. Apresentando, à luz dos textos litúrgicos, o sentido da Festa da Ascensão, disse: “É um início, o do tempo do Espírito, que o torna presente através dos Sacramentos e através dos seus discípulos e dos crentes de todos os tempos, chamados a dar-lhe testemunho perante todos os homens ‘até aos extremos confins da terra’. […] Isto significa renovar o nosso empenho por lutar decididamente contra toda forma de morte e por fazer emergir a vida, especialmente a dos jovens. A Ascensão, por isso, mais que um convite a deixar a terra é um convite a assumi-la como lugar de salvação, onde já fulgura, ainda que só em parte, a luz dos céus novos e da terra nova, nos quais se estabelecerá a justiça”.
 
Finda a Eucaristia, depois de um encontro com os coirmãos presentes, voltou a Bruxelas. Ali, depois da ceia, encontrou-se com dois jovens salesianos missionários, Simon E. Nongrum (da Índia-Guwahati) e Tons Berek (da Indonésia), que sábado próximo farão sua Profissão perpétua.

Publicado em 10/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês