Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/12/2012 - RMG - PE: Atenção aos migrantes: dados e empenho intercultural
Fotos do artigo -RMG – PE: ATENÇÃO AOS MIGRANTES: DADOS E EMPENHO INTERCULTURAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – A terceira sessão de trabalho dos Inspetores da Europa foi a apresentação da pesquisa “Atenção aos migrantes e Missão salesiana nas sociedades multiculturais da Europa”, coordenada pelo P. Vito Orlando SDB, docente de Pedagogia social e Vice-Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma.

O estudo, além de fotografar quanto os salesianos já fazem pelos migrantes na Europa, desejou individuar algumas estratégias: tornar esse campo uma opção partilhada em nível inspetorial; individuar percursos formativos e de sensibilização para os salesianos e seus colaboradores leigos; envolver os mesmos migrantes na missão salesiana; procurar as motivações de fundo para tornar irrenunciável o empenho pelos migrantes, reconhecendo a eficácia para o relançamento da missão educativo-salesiana na Europa.

A exposição, como o volume que apresenta a pesquisa, foi aberto com uma referência às origens do carisma salesiano. “Como protagonista numa sociedade de fortes mudanças, Dom Bosco dirigiu a sua atenção ao fenômeno migratório – disse o P. Orlando –. A ótica que norteou as suas falas, tanto em Turim quanto depois, em Buenos Aires, foi sem dúvida a religiosa, a salvação da almas; mas sua originalidade se expressou na pesquisa de estratégias e métodos em condições de garantir opções de vida e de inserção social, valorizando ao máximo os recursos e capacidades de cada um, também para o bem da sociedade”.

A atenção aos migrantes poderia aumentar o voluntariado juvenil, impelir os salesianos a um retorno aos jovens mais pobres, constituir um modo de inserir-se e colaborar no território, e encontrar entendimentos mais consistentes na colaboração com os leigos.

Levando em conta o conjunto dos dados coletados, se podem deduzir algumas indicações que emergem de maneira transversal e comuns aos vários âmbitos, como a ideia de que a atenção aos migrantes para a missão salesiana poderia ser uma contribuição significativa à sociedade atual e um modo eficiente de inserção e de colaboração no território. Esta volta à atenção e à inserção no território pode estimular a atenção aos jovens mais pobres e encontrar mais disponibilidade de colaboração no nome de Dom Bosco. Isso permitiria achar uma valorização do carisma e criar as condições para as opções vocacionais.

“A atenção aos mais pobres, a inserção no território, a alargada colaboração com os leigos ajudariam a tornar-nos mais credíveis, também perante os não crentes, e a dar uma significativa contribuição à Igreja Local” – sublinhou o P. Orlando. Aparece também claramente que a atenção aos migrantes deveria estimular a formação intercultural, condição para a qualidade da nossa contribuição à sociedade multicultural e a possível colaboração com as Inspetorias não europeias.

Central, entretanto, é a educação, que se deve repensar nos contextos concretos de vida da sociedade multicultural de hoje: seu paradigma é a interculturalidade. A formação e a contribuição dos salesianos à educação intercultural são as urgências e os desafios colocados em evidência na pesquisa. Uma outra alia-se a ela, que ultrapassa a simples estratégia operativa: a criação de modalidades de trabalho que integrem autóctones e migrantes.

A atenção aos migrantes – precisou a seguir o  Reitor-Mor – é uma prioridade carismática da missão salesiana “que deve impostar-se como uma dimensão transversal a todas as presenças salesianas. Trata-se de renovar a nossa mentalidade educativo-pedagógica, tornando-a – convertendo-a – capaz de assumir a opção pedagógica intercultural. Trata-se de modernizar a nossa mentalidade sociopolítica para participar ativamente na construção da nova Comunidade Europeia. Esta deve ver nos imigrantes não um problema, mas um recurso humano”.

O texto da exposição do P. Orlando, síntese da pesquisa, está disponível em italiano, na seção Projeto Europa, de < sdb.org >.

Publicado em 03/12/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês