Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/5/2012 - Espanha - Europa: Encontro de Delegados Inspetoriais de Formação
Fotos do artigo -ESPANHA – EUROPA: ENCONTRO DE DELEGADOS INSPETORIAIS DE FORMAÇÃO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Barcelona) – A casa de Martí Codolar, em Barcelona, acolheu, de 9 a 12 de maio, o encontro dos Delegados Inspetoriais de Formação das três regiões europeias. Os participantes se debruçaram sobre os processos formativos divididos em quatro grandes temas: vocação salesiana em suas várias formas; Projeto Europa (PE); afetividade e castidade; vida intelectual.

Coordenou o encontro o Conselheiro Geral para a Formação, P. Francesco Cereda, coadjuvado pelos membros do Dicastério, P. Chrys Saldanha e P. Horacio López. Presente durante todo o encontro o Conselheiro regional para a Europa Norte, P. Marek Chrzan. O P. Ángel Azurmendi, Inspetor de Barcelona, visitou os participantes quinta-feira, dia 10.

Viveu-se o encontro em clima de grande fraternidade e partilha de experiências.

No primeiro dia o tema de estudo foi a vocação consagrada salesiana e suas formas. Ajudados por exposição do P. Andrea Bozzolo, Diretor acadêmico do Centro de Estudos de Teologia, da Crocetta, em Turim, foram aprofundados os fundamentos cristológicos e carismáticos da vida consagrada salesiana e as identidades e a formação específicas do salesiano presbítero e do salesiano coadjutor. De tarde, a análise disse respeito às mudanças na «Ratio» sobre a formação dos salesianos coadjutores e o currículo proposto para a sua formação específica, em Turim. O dia terminou com a apresentação de algumas propostas de aprofundamento sobre temas tratados anteriormente.

O segundo dia foi dedicado ao estudo da formação no contexto do PE, partindo das experiências de interculturalidade nas comunidades multiculturais e internacionais, para chegar às comunidades tradicionais e àquelas que acolhem missionários. Objeto de debate e aprofundamento foi a experiência formadora reportada pelos missionários na Europa e a busca de estratégias de colaboração interinspetorial no Continente. Um olhar acurado às estatísticas da Congregação e das Regiões Europeias foi também um válido instrumento para compreender as necessidades atuais.

No terceiro dia enfim foram tratados os últimos dois temas. Por quanto se refere à formação à afetividade e à castidade, o confronto partiu da Carta do Reitor-Mor em Atos do Conselho Geral 408, seguindo a seguir pelos sucessivos desenvolvimentos. Quanto ao tema da formação intelectual, muito apreciada foi a exposição do P. Jordi Latorre, Diretor da Obra de Martí Codolar, que mostrou ‘Como motivar à formação intelectual’.

Sábado, 12 de maio, os Delegados ainda presentes em Barcelona puderam visitar a Basílica da «Sagrada Família» de Antoni Gaudí. O próximo encontro dos Delegados Inspetoriais de Formação, das três regiões europeias, está programado para depois do início do próximo sexênio.

Publicado em 16/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês