Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/5/2012 - Portugal - Projeto Europa: o compromisso por uma profecia evangélica
Fotos do artigo -PORTUGAL – PROJETO EUROPA: O COMPROMISSO POR UMA PROFECIA EVANGÉLICA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Lisboa) – O segundo encontro dos Referentes do Projeto Europa (PE), realizado em Lisboa de 4 a 6 de maio, serviu para promover um breve e atento exame de como a Congregação salesiana se está empenhando por infundir um novo elã ao seu carisma no Velho Continente. 19 as Inspetorias representadas, diversos os níveis de percepção, variadas as abordagens e iniciativas caminhando.

Dois foram os tempos e os módulos de trabalho: as relações de cada referente sobre quanto se está realizando nas Inspetorias e um aprofundamento do tema ‘Vida consagrada na Europa: compromisso por uma profecia evangélica”.

Relativamente a quanto viera à tona ao longo do primeiro encontro dos Referentes do PE, feito em ‘Genzano di Roma’, em maio de 2011, parece tenha crescido em algumas Inspetorias a compreensão e o empenho por atuar o PE. As falas dos Referentes, nos Conselhos inspetoriais, nos encontros de diretores e em outras reuniões, permitiram um conhecimento mais amplo da iniciativa. Os Boletins Salesianos de algumas nações fezeram circular uma série de artigos ou especiais rubricas para agilizar o processo de conhecimento nas várias realidades presentes nas Inspetorias.

A realidade europeia, mui variada por culturas e tradições, também no específico salesiano, está a concentrar-se na economia e na crise que a estão atravessando: os estremeções – laicistas e globalizantes – estão inibindo as perspectivas das novas gerações. O P. Filiberto González, Conselheiro para a CS e que animou o encontro, confirmou que o empenho primeiro da Congregação salesiana na Europa é o de educar e evangelizar os jovens, aceitando, ainda que a contragosto, os cortes e as mudanças que as mudadas condições – históricas, culturais e, não últimas, vocacionais – estão a lhe impor.

O segundo módulo se caracterizou pelo texto da relação do Frei P. José Rodríguez Carballo, Ministro Geral da OFM, apresentada na segunda Assembleia Geral dos Superiores Gerais, em novembro de 2010. Assim, pois, “A Vida Consagrada na Europa: Compromisso por uma profecia evangélica” foi o critério de análise e confronto entre os Referentes do PE, os quais sugeriram alguns possíveis desafios, próprios do carisma salesiano.

Para os Referentes do PE é importante recordar que a vocação primeira do PE é a evangelização. A paixão por Cristo, o trabalho comunitário, a capacidade de dizer uma palavra forte no debate sociocultural e também sobre temas e problemas atuais: estes alguns dos desafios que os salesianos são chamados a aceitar. Especial atenção foi dada ao valor e à contribuição que os religiosos idosos podem oferecer à vida comunitária e à missão pastoral.

Importante é, pois, mirar à formação, sobretudo à inicial; a uma profunda ‘sequela Christi’, que dê autenticidade e qualidade ao testemunho do religioso salesiano; e à aquisição de línguas estrangeiras que possam permitir uma concertada mobilidade dos salesianos motivada pelos vários projetos europeus que se deverão ativar.

Publicado em 08/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês