Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/4/2012 - França - PE: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora juntos em missão
Fotos do artigo -FRANÇA – PE: SALESIANOS E FILHAS DE MARIA AUXILIADORA JUNTOS EM MISSÃO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Wittenheim) – Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora orientam juntos, já há sete anos, uma semana de missão, indo a uma escola e vivendo com os jovens e adultos vários momentos de animação. Neste ano, a missão foi realizada em Wittenheim, Alsácia, sobre o tema: "Aprendamos a colorir as nossas vidas!"

A orientação dada aos missionários antes de partirem foi a de ajudar os jovens a se encontrarem e superarem as barreiras entre grupos e clãs. Para isso, foi preparado um grande divertimento com times – cada qual identificado com uma cor – que permitiu subdividir e misturar entre si todos os estudantes. Depois, através de várias atividades lúdicas, como corrida de saco, travessia de um rio sem se molhar, um quebra-cabeça sobre Dom Bosco e Madre Mazzarello... favoreceu-se o intercâmbio e a partilha; e, à medida em que os dias prosseguiam, um grande puzzle foi sendo construído num muro da quadra esportiva, representando a palavra "Vida".

Os alunos de Wittenheim, cerca de 500, carregando com frequência situações de falência escolar, acolheram os missionários com grande curiosidade e entusiasmo sincero. Ficaram felizes por serem ouvidos e valorizados, e nos numerosos intercâmbios informais com os salesianos e as fma enriqueceram os próprios horizontes e adquiriram novas perspectivas.

Numa ocasião, por exemplo, dois estudantes estavam conversando com uma jovem irmã sobre a vocação religiosa. Um dos dois disse ao outro: "Em todo caso, um arruaceiro como você não pode ser religioso de modo algum". A irmã, porém, contradizendo o garoto, contou a vida do jovem Miguel Magone. Ao final da conversa o jovem tratado como arruaceiro, movido pelas palavras da religiosa, uniu-se aos missionários que celebravam a missa.

O diálogo entre jovens e religiosos foi contínuo e fecundo. Um espetáculo sobre Jesus, organizado pela equipe da missão com a equipe pastoral do instituto, deu a oportunidade para um diálogo entre religiosos e jovens, que falaram com extrema franqueza: "Por que vocês escolheram esta profissão? Não têm, por acaso, o direito de ter uma família? Quanto vocês ganham com isso?" ou "também quem se casa deve viver a pobreza, a castidade e a obediência?" foram algumas das questões colocadas aos consagrados.

Entre os temas enfrentados durante a semana, estava também o da violência. Padre Olivier Robin falou aos educadores sobre o modo de administrá-la, seja quando ela em si mesmos, seja quando se refere aos jovens. Suas reflexões atingiram muito os professores, que decidiram continuar a reflexão entre eles.

Os ex-alunos e os Salesianos Cooperadores também participaram das atividades com um espetáculo circense.

Foi dada, obviamente, uma grande atenção à dimensão espiritual da missão: mediante momentos animados de oração, celebrações simples, alegres e ao mesmo tempo recolhidas, os missionários ajudaram os jovens a aprofundar esta dimensão, muitas vezes transcurada, de suas vidas.

Publicado em 03/04/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês