Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/3/2012 - Itália - PE: SOS Escuta. Atenção ao problema calado
Fotos do artigo -ITÁLIA – PE: SOS ESCUTA. ATENÇÃO AO PROBLEMA CALADO

(ANS – La Spezia) – Entre as várias atividades que o oratório Dom Bosco, de La Spezia, e a Federação SCS/CNOS (Serviço Civil Salesiano/Centro Nacional das Obras Salesianas)-Salesianos para o Social, levam avante conjuntamente com vários outros parceiros de administração e das políticas sociais, está o “SOS Escuta”: um programa de consultoria, acolhida e acompanhamento que visa interceptar os pedidos sociais não imediatamente detectados e dar resposta às dificuldades mais difusas entre Pais e Crianças e Adolescentes.

“Na cidade de La Spezia – observa o P. Antonio Integlia, Diretor do Oratório – as problemáticas sociais, de famílias e menores, são muito diversificadas e sobretudo não manifestadas. Quem se encontra em tais situações de dificuldade pode de fato ter muitas resistências de expor necessidades. E isso pelos motivos mais disparatados: uma situação de parcial ilegalidade, a não-aceitação da própria situação, o medo de ser julgado publicamente, o orgulho. Em outros casos, ao invés, as pessoas sequer sabem da existência de serviços no território. E a ausência de apoio, durante a primeira fase de um mal-estar, pode levar ao incremento dos problemas que podem, consequentemente, levar à exclusão social, a percursos de dependência, a desvios e a danos psicológicos”.

Nestes âmbitos, em que é difícil desenvolver atividades estruturais, é importante agir preventivamente e iniciar um relacionamento de apoio de fácil acesso, multidisciplinar e feito mediante relacionamentos informais. O serviço SOS Escuta, gratuito e anônimo, orienta-se a jovens, a pais, a famílias; e aspira a enfrentar os problemas e as dúvidas ligados à educação, à comunicação com os filhos, ao relacionamento entre o casal, à escola e à inserção no trabalho. Para ter acesso ao ‘SOS Escuta’ basta uma telefonada: dela podem em seguida derivar entrevistas com especialistas, e, se necessário, percursos de acompanhamento: individuais, de casal, de grupo...

Os objetivos imediatos de ‘SOS Escuta’ são: promoção de conhecimentos e de competências dos pais; escuta e uma primeira intervenção de consultoria psicológico-familiar; o aprofundamento de temáticas caladas; orientação e acompanhamento rumo a outros serviços necessários.

Quatro as atividades desenvolvidas paralelamente com a exposição: o desenvolvimento da rede de escuta e a avaliação do sistema dos serviços; percursos de suporte à ‘parentalidade’; consultoria, orientação e acompanhamento nos problemas de cada indivíduo; e sondagem sobre o desenvolvimento e caminhada do problema.

O processo de busca das causas do problema e dos serviços oferecidos permitirá, além disso, imaginar e coordenar novas respostas, integradas às exigências dos cidadãos.

Publicado em 08/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês