Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/2/2012 - Itália - PE: Cultivando nos jovens “a inteligência nas mãos”
Fotos do artigo -ITÁLIA – PE: CULTIVANDO NOS JOVENS “A INTELIGÊNCIA NAS MÃOS”

(ANS – Roma) – Quase 70% dos jovens saídos dos Centros de Formação Profissional  (CFP) salesianos, à distância de um ano acha emprego ou continua os estudos tendo em vista um diploma. É um dado confortante num época em que na Itália a crise e a escassez de lugares de trabalho atingem de modo particular os jovens. E que também dá a medida da vitalidade da formação salesiana.

Em detalhes: segundo os dados emersos de uma pesquisa recentemente feita pelo Instituto de Sociologia da UPS, dos 2 609 ex-alunos dos CFP salesianos em 2010, a um ano da formatura, 34,5% achara emprego e quase outros tantos haviam optado por continuar os estudos.

Atualmente são perto de 25 000 os jovens que frequentam os cursos profissionais salesianos – prevalentemente trienais – para cumprir a obrigação da instrução; e os pedidos seriam muito mais se os institutos não fossem obrigados a limitar as matrículas por motivos econômicos.

Ponto de força da formação profissional salesiana, reconhecido também por observadores externos e por vários agentes do mundo do trabalho, é o diálogo com as empresas: são desse período os convênios com importantes empresas de nível nacional (Fiat, Schneider, Siemens, Bosch…) para uma colaboração mais estreita com o Centro Nacional Obras Salesianas-Formação Atualização Profissional (CNOS-FAP). Tudo isso permite um contínuo crescimento tecnológico nos centros e a possibilidade de oferecer válidos tirocínios aos jovens durante a sua formação.

Em colaboração com os vários 'partners' todos os anos os responsáveis da formação profissional organizam Concursos Nacionais para os alunos do 3° ano. No ano passado, para celebrar os 150 anos da Unificação da Itália os concursos realizaram-se todos em Turim. Neste anos as sedes estarão em várias localidades: Catânia, Roma, Turim, Gênova, San Dona. Neste ano, 200 jovens competirão para realizar “obras-primas” – como diz o título do concurso – em vários setores: elétrico, gráfico, hoteleiro, mecânico, de carro, informático, ‘janelístico’, e nas áreas cultural-linguísticas, científico-matemáticas.

Será uma ocasião para todos os alunos de formação profissional, que com freqüência provêm de experiências negativas amadurecidas nas orientações escolares prevalentemente lógico-abstratas, demonstrar que existe também uma “inteligência nas mãos”, de que eles são autorizadas testemunhas.

Enquanto a Congregação se empenha por conhecer e aprofundar a figura de Dom Bosco em vista do Bicentenário do seu nascimento, não pode descuidar certamente do capítulo relativo ao empenho dedicado por esse grande educador na área do trabalho e da formação profissional dos seus rapazes. Das contribuições histórico-críticas em tal sentido estão disponíveis os ensaios de José Manuel Prellezo – recentemente nomeado Diretor do Instituto Histórico Salesiano – publicados na revista “Rassegna CNOS” nos três números de 2009.

Publicado em 29/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês