Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/10/2011 - RMG - Projeto Europa também com os imigrados
Fotos do artigo -RMG – PROJETO EUROPA TAMBÉM COM OS IMIGRADOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Entre os empenhos compreendidos no Projeto Europa há também o trabalho com os imigrados. Para dar respostas concretas a essa necessidade, um grupo de trabalho composto por diversos representantes de várias Inspetorias salesianas da Europa reuniu-se na Casa Geral no dia 8 de outubro e apresentou a caminhada a ser empreendida e as várias propostas operativas em favor dos imigrados.

Presentes à reunião o Conselheiro geral para Pastoral Juvenil, P. Fabio Attard; o Conselheiro geral para as Missões, P. Václav Klement; P. Stanislaw Rafalko, P. Rafael Borges, P. Janusz Zapala; representando a UPS, o P. Vito Orlando e o P. Michal Vojtáš, originário da Inspetoria eslovaca (SLK); o P. José María Blanco, da Espanha-Leão (SLE), o P. Giovanni d’Andrea para a Inspetoria Siciliana (ISI) e o P. Salvatore Policino para a Circunscrição da Itália Central (ICC).

Partindo do dado fundamental de que na Europa há 40 milhões de imigrados e que o fenômeno continua a crescer intensamente, repercorreu-se a reflexão iniciada com o encontro dos Inspetores da Europa (Roma, novembro de 2010) e retomada pela Comissão para o Projeto Europeu (Santiago de Compostela, agosto de 2011) na qual se descreveu o fenômeno como um dos fatores “geradores” de revitalização endógena. Foi dali que o grupo de trabalho reunido repartir para continuar a reflexão.

Antes da próxima reunião dos Inspetores europeus, em 2012, quer-se preparar uma pesquisa, sensibilizar as Inspetorias a assumir o trabalho com os imigrados, valorizar as obras dedicadas especialmente a esta missão e apresentar as obras tradicionais com uma alta porcentagem de imigrados (mais da metade das Inspetorias da Europa). As atividades de informação sobre o tema, além disso, em vez de limitar-se a ser um recenseamento, orientar-se-ão sobretudo a dar importância e a divulgar a boas práticas e os modelos válidos já em curso.

Observou-se como em diversas Inspetorias europeias fizeram-se já trabalhos específicos para os imigrados, com grande sucesso. Restam ainda entretanto vários desafios como: a defesa dos direitos dos imigrantes, o diálogo inter-religioso, a mudança por fazer da mentalidade da sociedade e do ambiente cultural, e a percepção que a mídia tem dos imigrados – apresentando-os com freqüência como um problema. O trabalho está apenas iniciado e muitos são os desafios por enfrentar.

Os membros do grupo de trabalho apresentaram também várias experiências de trabalho com os imigrados, atualmente em curso em cada uma das Inspetorias, e examinaram o empenho assumido pelos Salesianos, reconfirmando o interesse e a importância desses novos destinatários na missão dos Filhos de Dom Bosco.

Publicado em 12/10/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês