Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/7/2011 - RMG - Salesianos na Europa: férias… na Itália-Oriente Médio
Fotos do artigo -RMG – SALESIANOS NA EUROPA: FÉRIAS… NA ITÁLIA-ORIENTE MÉDIO
(ANS – Roma) – A pesquisa sobre as atividades estivas realizadas pelos salesianos da Europa conclui-se hoje com a análise da região Itália-Oriente Médio. Uma pesquisa, esta realizada pela Agência iNfo Salesiana, que desejou homenagear o trabalho ininterrupto e sem descanso de milhares de pessoas – consagrados e leigos.

A Itália é obviamente a nação em que por primeiro se difundiu o estilo educativo salesiano. A exemplo do primeiro oratório de Valdocco, no país se difundiram muitas outras realidades, dedicadas exclusivamente ao crescimento integral dos jovens. Não maravilha, pois, que, também no período das férias de verão, sejam milhares as pessoas envolvidas por variados títulos nessa missão. Também a Inspetoria do Oriente Médio, com especial atenção à realidade multicultural e multi-religiosa em que opera, oferece ocasiões de jogo e educação aos jovens.

Vejamos alguns exemplos.

Circunscrição Piemonte-Vale d’Aosta
Na Inspetoria onde o carisma salesiano nasceu, foram abertos neste ano 30 colônias de férias de verão, dirigidos a crianças e a adolescentes entre 8 e 14 anos; e oito campos de formação para adolescentes e jovens de 15 a 25 anos. Experiências típicas são também as estadias nas montanhas para pré-adolescentes e adolescentes, que permitem o contato com a natureza; e os campos vocacionais, para o discernimento (adolescentes e jovens entre 16 e 25 anos). Para os jovens adultos a Inspetoria organiza também nove expedições missionárias.

Itália nordeste
De absoluta relevância numérica o empenho estivo feito no Trivêneto: o MJS organizou para o verão 2011 cerca de 200 campos de formação. A educação oratoriana salesiana está de tal forma difundida e apreciada que os campos, perto de 200, se fazem não só nas obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora mas também em muitas realidades diocesanas. No fim de verão, nos vários níveis de animação, serão quase 1 900 os adolescentes e jovens formados, graças ao empenho de 200 pessoas entre educadores e assistentes.

Itália – Lombardo-Emiliana
17 oratórios, 450 animadores, 3 100 crianças e adolescentes assistidos por 4-5 semanas, nos meses de junho e de julho: estes alguns dos números do verão salesiano na Inspetoria ILE. Mas a programação estiva prevê também um curso para 150 rapazes animadores de 1º nível (14-16 anos); dois campos vocacionais, divididos por faixas de idade; uma expedição à Etiópia para 30 jovens; e vários campos de voluntariado, realizados em colaboração com “Amigos do Sidamo”: campo de manutenção e controle de parques, campo manutenção de trilhas ou caminhos; campo para a coleta de lenha… 450, enfim, os participantes da viagem organizada pela Inspetoria para a Jornada Mundial da Juventude, em Madri.

Oriente Médio
O ‘Estate Ragazzi’ (verão jovens) foi organizado em quase todos os países que compõem a Inspetoria MOR: na Terra Santa (em Belém e Nazaré); no Egito (em Alexandria) e nas obras ‘Rod el Farag’ e ‘Zeitun’ (no Cairo); na Síria (em Aleppo, Damasco e Kafroun); no Líbano (em El Houssoun); na Turquia (em Istambul). Em alguns oratórios participam também muçulmanos, enquanto que em outros também refugiados: sudaneses no Cairo; e iraquianos na Síria e Turquia. Geralmente se fazem também colônias de férias ou encontros vários, embora neste ano, devido à situação política criada na Síria e no Egito, essa atividade se tenha limitado. 34 jovens, acompanhados por quatro salesianos, participarão da JMJ na Espanha, unindo-se aos jovens do MJS da Inspetoria Lombardo-Emiliana.

Publicado em 26/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês