Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/7/2011 - RMG - Salesianos na Europa: férias… na Europa Oeste
Fotos do artigo -RMG – SALESIANOS NA EUROPA: FÉRIAS… NA EUROPA OESTE
(ANS – Roma) – Prossegue a pesquisa de ANS sobre o trabalho dos salesianos da Europa para animar as férias de milhares de crianças, adolescentes e jovens. Hoje o olhar passeará pelas Inspetorias da região Europa Oeste.

O jogo, a educação e os valores cristãos andam intimamente conexos no carisma salesiano. As atividades organizadas pelos salesianos para o verão são um exemplo claro de tudo isso. Mas no verão 2011 há um evento a mais que diz respeito muito de perto à Região da Europa Oeste: a Jornada Mundial da Juventude, que está envolvendo muitíssimos voluntários espanhóis, jovens e não jovens.

Entre as atividades tradicionais assinalam-se especialmente

Portugal
Na Inspetoria Santo Antônio está em curso nestes dias o Encontro Nacional do Movimento Juvenil Salesiano de que participam cerca de 260 jovens. Centros de verão junto a escolas e paróquias salesianas envolvem outros 700 adolescentes, enquanto que, para uma trintena de jovens animadores, há a possibilidade de um campo de voluntariado. A formação é acompanhada através de colônias vocacionais, campos para educadores e uma peregrinação aos Lugares de Dom Bosco. Cinco jovens adultos, além disso, prestarão serviço como voluntários missionários em Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Espanha – Leão
Cerca de 150 são os menores que durante o verão frequentam as atividades de ‘Verão Jovem’, divididos em duas faixas de idade (9-13 anos e 14-17). A esses se acrescenta, porém, um número muito amplo de crianças e adolescentes, mais de 1600, que participam de encontros nas cidades. 250, em média, são ao invés os participantes de encontros formativos, como, p. ex., o campo “Anadina”, para crianças e pré-adolescentes; o campo dos “Amigos de Domingos Sávio”, para adolescentes; e os campos de catecumenato, para os jovens até 20 anos.

Espanha – Valência
Na Inspetoria estão ativos 14 campos de verão salesianos: cada qual acolhe em média de 100 a 200 crianças e adolescentes. Segundo o número das presenças varia também o número dos animadores (em torno de 30 a 50 jovens). Dedicadas ao reforço escolar dos alunos e a atividades lúdico-esportivas estão cinco escolas estivas. Para o mês de agosto, enfim, está programada a “Escola de animação juvenil Dom Bosco” – campo de formação para 90 animadores.

Espanha – Bilbau
Através de uma precisa subdivisão por grupos de idade nas várias semanas estivas, a Inspetoria acolhe em seus centros de verão perto de 1000 adolescentes e jovens de idade entre 10 e 19 anos; outros 600 menores são envolvidos nas várias experiências de campo aberto, imergindo todos na natureza, em Valgañon, Deusto en Bocos e Lezana de Mena. Uma vintena de jovens, além disso, fizeram no início de julho a Caminhada de Santiago; 30 frequentarão o campo de animadores de Logroño; cinco estarão empenhados como missionários em Benin (África) e Peru (América do Sul).

Espanha – Barcelona
Entre campos, colônias e oratórios de verão são quase 2500 os frequentadores das obras salesianas de verão. Abertos no verão também 33 campos de formação. 14, além disso, os voluntários que passarão 4-5 semanas nas missões salesianas do sul do mundo.

Espanha-Madri
De idade compreendida entre 7 e 18 anos, são cerca de 1500 os participantes de acampamentos, propostos pela Inspetoria; a esses se acrescentem os 500 que frequentam os oratórios de verão citadinos; os 400 inscritos no curso de imersão linguística para inglês, junto a “La Granja”, e os 100 animadores empenhados nos cursos de formação. 10 jovens adultos, ao invés, aderiram à proposta de verão missionário no Peru, Bolívia e Angola.

Publicado em 22/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês