Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/7/2011 - RMG - Salesianos na Europa
Fotos do artigo -RMG – SALESIANOS NA EUROPA – FÉRIAS… NA EUROPA NORTE
(ANS – Roma) – A segunda janela que a Agência iNfo Salesiana (ANS) abre sobre o trabalho dos Salesianos da Europa, nos meses de verão, é dedicada às 15 Inspetorias que compõem a Região ‘Europa Norte’.

Dom Bosco, no dia 31 de agosto de 1876, aos alunos da escola de Valsálice (Turim) na iminência de partir para as férias, oferecia uma série de conselhos que sintetizou numa frase em latim, tirada do Salmo 37,27a: “Divérte a málo et fac bónum” (Afaste-se do mal e faça bem). A sua preocupação era que as férias, entendidas como um ‘doce fazer nada’, dessem origem a péssimos hábitos e não fossem ao contrário ocasiões de crescimento.

Na tradição e no estilo educativo salesiano, as férias foram sempre consideradas como mais uma oportunidade de desenvolvimento, aprofundamento, crescimento humano e cristão. Colônias de férias, acampamentos vários, multíplices iniciativas: encheram os calendários de verão das obras salesianas, proporcionando a adolescentes e jovens ocasiões de sadio divertimento, encontro, aprendizagem e formação, também através de atividades não formais.

Os Salesianos da Região Europa Norte, também neste ano, não deixaram de promover tais oportunidades.

Áustria
700 meninos e jovens estão envolvidos nas atividades dos salesianos. A maior parte, quase 400, frequentam colônias em Viena, Linz, Graz, Klagenfurt e Unterwaltersdorf. Não faltam porém outras iniciativas: cerca de 100 crianças e adolescentes (de 6 a 18 anos) estão empenhados em campos de formação; outros 70 participam de campo explorativo em Klagenfurt.

Hungria
Além dos tradicionais campos de verão, que neste ano reúnem mais de 450 entre crianças e adolescentes, a Inspetoria Santo Estêvão Rei programou também dois campos-encontros para animadores e auxiliares de animadores; um campo específico para 70 ministrantes (coroinhas); o Festival de música católico “Ladik”; e o campo de vida nômade “Tanyatábor”, onde os jovens e adolescentes aprendem a viver imersos na natureza, destituídos das comodidades habituais.

Grã-Bretanha
Em Bollington está em curso um campo-encontro para voluntários, enquanto uma dezena de jovens ingleses partiram no último fim de semana de Bolton para cinco semanas de voluntariado na Tanzânia (África).

Alemanha
Durante os meses de junho e julho perto de 50 jovens entre 18 e 25 anos frequentaram os cursos de preparação ao voluntariado internacional ministrados na Procuradoria missionária de Bonn e no ‘Aktionszentrum’, de Benediktbeuern. Neste segundo centro, além disso, de 6 a 13 de agosto, isto é, nos dias imediatamente anteriores à JMJ, se fará a XX Semana Europeia da Juventude – “EUReka” –, encontro que envolverá perto de 50 jovens, procedentes de nove países europeus. Graças à colaboração com a network salesiana “Don Bosco Youth Net”, enfim, uma vintena de jovens da Alemanha envolveram-se na animação dos ‘Verões Jovens’, na Bélgica (Heverlee) e na Holanda (Rijswijk), enquanto perto de outros 100 aderiram ao convite para o curso de animadores “Playground Europe”, em Maribor (Eslovênia) e o encontro de jovens “Meet Me”, de Malta.

Eslovênia
Perto de 1.500 entre crianças, adolescentes e pré-adolescentes (de 5 a 14 anos) participam das atividades de verão propostas nos oratórios de verão e nas paróquias salesianas. A PJ salesiana, em colaboração com as FMA, é entretanto responsável pelo subsídio para os campos de verão, utilizado também por muitas paróquias diocesanas. O projeto chega por isso a envolver 22.000 entre crianças, adolescentes e jovens, em 350 paróquias de todo o País. Outros 200 jovens (16-25 anos), estão enfim empenhados em campos de formação.

Croácia
Além dos tradicionais campos de verão que entre Zagreb, Spalato, Rijeka, Zadar e Žepče acolhem em média 650 crianças e adolescentes, a proposta estiva programa também: campos formativos – desde os vocacionais até aos esportivos – a que aderem mais ou menos 200 jovens; atividades estivas com socialmente marginalizados, que contam com 70 jovens animadores; uma peregrinação a Međugorje; excursões às montanhas, por navio e pela ilha de Brač.

A essas atividades se acrescente, em cada Inspetoria, a preparação dos grupos, mais o menos numerosos, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madri.

Publicado em 21/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês