Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/5/2011 - Itália - Noviços da Europa: chamados a dar a vida pelos jovens
Fotos do artigo -ITÁLIA – NOVIÇOS DA EUROPA: CHAMADOS A DAR A VIDA PELOS JOVENS
(ANS – Pinerolo) – Valdocco e os lugares em que viveu e trabalhou Dom Bosco viram renovar-se também neste ano, pela terceira vez, o encontro dos Noviços salesianos da Europa. O encontro, que faz parte das iniciativas postas em prática na área do Projeto Europa, deseja ajudar os noviços e os seus formadores a conhecer as peculiaridades e as diversidades do mesmo carisma e a construir uma mentalidade européia.

53 os noviços que, junto com os seus formadores, se reuniram sábado, 21 de maio, no noviciado de Monte Oliveto, em Pinerolo. Cinco os noviciados reunidos: Poprad (Eslováquia), Kopiec e Swobnica (Polônia), Genzano di Roma (Itália) e, naturalmente, Monte Oliveto (Itália). Coordenadores do encontro foram os Mestres de noviços dos cinco noviciados e o P. Horacio López, colaborador do dicastério da Formação.

A concomitância com a Festa de Maria Auxiliadora, a proximidade aos lugares que deram origem ao carisma salesiano e o estilo de partilha, criaram para o encontro uma linda moldura. A fim de favorecer um melhor clima de entusiasmo e fraternidade, nos meses precedentes ao encontro, havia sido preparado e enviado aos noviciados um hino especialmente composto – “Com Dom Bosco” – traduzido e apresentado em italiano, polonês e eslovaco.
 
O primeiro dia, domingo, 23, foi dedicado à fraternidade e ao conhecimento das caminhadas e das experiências que cada noviciado está vivendo. A partilha em grupo propiciou um ulterior aprofundamento das experiências de vida dos noviços. A tarde, caracterizada por uma exposição do P. Horacio López, encerrou-se com uma visita ao bispo de Pinerolo, Dom Pier Giorgio Debernardi, que presidiu a oração de Vésperas.

No dia 23 de maio o grupo dos noviços e dos seus formadores dirigiu-se a Valdocco, onde o P. Carlos Maria Zanotti, mestre de noviços de Pinerolo, fez de guia à Capela Pinardi, aos Aposentos ("Camerette") de Dom Bosco e, enfim, à Igreja de S. Francisco de Sales. Ali o P. Homoncik Adam, mestre de noviços de Swobnica, presidiu a Eucaristia e recordou o valor histórico e carismático dos lugares visitados.

Os outros lugares turineses em que Dom Bosco trabalhou foram etapas de um passeio pós-meridiano. Depois do jantar os noviços de Pinerolo e Genzano começaram a prestar alguns serviços de animação na Basílica de Maria Auxiliadora durante a vigília de oração.

O dia da festa de Maria Auxiliadora coroou-se pelo encontro com o Reitor-Mor. O P. Chávez recordou aos noviços a grande devoção que Dom Bosco teve à Auxiliadora e recomendou o estudo e a prática das Constituições Salesianas: “Conhecei-as, amai-as, praticai-as. Combatamos o divórcio que com freqüência se insinua por entre o que elas contêm e aquilo que realmente se vive. Tende a coragem de opções que brotem das Constituições!”. Renovando a promessa que Dom Bosco fazia aos seus primeiros salesianos – O que vos ofereço? Pão, trabalho, paraíso! – o Reitor-Mor tracejou brevemente as peculiaridades do trabalho salesiano: “Somos garimpeiros de Deus. Com a nossa profissão religiosa queremos dizer aos outros que encontramos Deus e que o estamos buscando de todo o coração”; “Somos chamados a preencher de sentido a vida dos jovens com quem nos encontrarmos”. A evocação de Dom Bosco permitiu ao Reitor-Mor fazer compreender a totalidade da doação a que é chamado todo o salesiano: “Pensamos nele quando em 1846 voltou dos Becchi depois da doença que quase o levara à morte. Indo à janela de Valdocco viu e compreendeu que a sua vida já não lhe pertencia; e que a devia doar inteiramente aos jovens e, por isso, disse: «Todo o meu respiro será por vós»”.

Na participação à Celebração Eucarística presidida de tarde pelo Reitor-Mor encerrou-se oficialmente o 3º encontro dos noviços salesianos da Europa.

Publicado em 26/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês