Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/5/2010 - Polônia - Encontro dos Delegados Inspetoriais de formação da Europa
Fotos do artigo -POLÔNIA – ENCONTRO DOS DELEGADOS INSPETORIAIS DE FORMAÇÃO DA EUROPA

(ANS – Cracóvia) – Os Delegados Inspetoriais de Formação reuniram-se em Cracóvia para tratar da formação inicial e permanente, também com processos novos por começar nas Inspetorias e nas Regiões européias.

O Teologado salesiano de Cracóvia sediou, de 5 a 7 de abril, o encontro dos Delegados Inspetoriais de formação das três regiões salesianas européias. Coordenou o encontro o Conselheiro Geral para a Formação, P. Francesco Cereda, e os colaboradores do Dicastério, P. Chrys Saldanha e P. Horacio López, ex-inspetor da Argentina-La Plata, recentemente inserido na área da formação.

O encontro decorreu em clima de serena e alegre fraternidade, de reflexão sobre desafios e oportunidades, de partilha de experiências sobre formação inicial e permanente que se estão levando avante nas três Regiões da Europa, nas diferentes Inspetorias.

Dois os temas de estudo tratados no primeiro dia: a vocação consagrada salesiana em suas duas formas e o amadurecimento afetivo. Denso o diálogo sobre a identidade das duas figuras vocacionais salesianas – do sacerdote e do coadjutor – e deu-se início à revisão da `Ratio` sobre a formação inicial do salesiano coadjutor. Quanto à maturação afetiva, foi tomada em consideração também a “Carta do Papa Bento XVI aos católicos da Irlanda”, e os delegados se comprometeram a iniciar um processo que individue itinerários de formação à afetividade e à castidade tanto na formação inicial quanto na permanente.

O segundo dia foi dedicado ao estudo do Projeto Europa e à contribuição que a Formação pode oferecer. O primeiro passo e o fundamento do Projeto Europa é a regeneração endógena dos salesianos e das presenças: é por isso importante individuar e definir a figura do consagrado salesiano, o perfil da comunidade salesiana, e a presença e a missão pastorais. Começou-se a seguir a desenvolver o tema da “formação européia”, a partir das oportunidades e desafios da cultura do Velho Continente e dos sinais de vitalidade que o Espírito está suscitando na Igreja, na Vida Consagrada, na Congregação na Europa. Dentre outros assuntos concretos tratados esteve a experiência dos missionários tirocinantes e a sua formação específica, o convite dos formandos ao Dia Mundial da Juventude, em Madri, e o encontro dos noviços europeus, em maio deste ano.

Vários os temas do terceiro dia: a leitura partilhada dos dados estatísticos de 2009 no específico das três Regiões; a apresentação das experiências de formação dos salesianos e leigos juntos, da Inspetoria salesiana de Barcelona (Espanha), de Lião (França) e do centro de Heverlee (Bélgica Norte). Houve outrossim um momento de partilha sobre as dificuldades e sobre os problemas maiormente sentidos nas três Regiões; como também relembraram-se os empenhos dos Delegados inspetoriais de formação para o ano de 2010.

Aos que tinham a possibilidade de ficar mais um dia foi possível continuar com um programa artístico e cultural através de diversos itinerários: em Cracóvia visita à Catedral, ao Castelo do Wawel, à Praça do Mercado, à igreja de Maria Assunta, ao centro histórico-medieval; visita aos campos de concentração nazistas (Auschwitz e Birkenau); visita às minas de sal de Wieliczka. O próximo encontro dos Delegados Inspetoriais de Formação da Europa far-se-á daqui a dois anos.

Publicado em 10/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês