Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/11/2009 - Portugal - A Europa e os Salesianos
Fotos do artigo -PORTUGAL – A EUROPA E OS SALESIANOS
(ANS – Lisboa) – Ao encaminhar-se para o encerramento dos exercícios espirituais aos membros dos Conselhos Inspetoriais da Região Europa Oeste, deteve-se o Reitor-Mor dos Salesianos, no dia 20 de novembro, no tema Europa.

“Está nascendo uma nova Europa e os filhos de Dom Bosco não podem assistir a isso como simples expectadores”. Exortou pois os salesianos do continente europeu a “dar uma contribuição específica” a esse novo contexto que, a seu ver, inclui “uma confiança inabalável na Juventude, um renovado empenho na educação e uma contínua promoção do Sistema Preventivo” – estilo educativo proposto por Dom Bosco.

O P. Chávez analisou a situação atual da Europa evidenciando como à frente do avanço dessa construção européia em nível político e social – “espaço privilegiado de esperanças humanas” – se observe uma progressiva marginalização do aspecto religioso, aspecto que vai sendo relegado à esfera do privado.

O Reitor-Mor denunciou a perda das raízes cristãs: “Recusar Deus manifestado sobre a Cruz é renunciar ao Deus Amor”, e sublinhou que “a recusa quase visceral da Cruz, tão atual e generalizada hoje, é a expressão mais evidente do paganismo imperante atualmente”. Concluindo, acrescentou: “Quem pretendesse construir a cidade sem Deus voltaria a Babel para edificar uma torre e espalhar a confusão sobre a face da terra”.

Os salesianos, que recentemente iniciaram o “Projeto Europa”, se estão equipando para rivitalizar o carisma, a renovação da vida comunitária, o trabalho na evangelização “como resposta às grandes perguntas dos jovens”; e, perante as novas pobrezas, tomam posição “para a superação das variadas formas de marginalização juvenil”.

Com essa finalidade, a nível europeu, se vão reforçando formas de colaboração nas áreas da formação, da pastoral juvenil, das comunicações sociais, da Família Salesiana. Os filhos de Dom Bosco estão-se empenhando num processo de reorganização das presenças salesianas, estabelecendo prioridades e favorecendo o surgir de uma mentalidade européia nos salesianos e nos educadores. Estão, além disso, elaborando um piano estratégico para responder às necessidades concretas de algumas áreas, relativamente à imigração, para iniciar projetos específicos de evangelização.

O Projeto Europa, pelo qual também se interessaram outros Institutos religiosos, é um programa que se refere a toda a Congregação.
 
Hoje são mais de 6000 os salesianos que vivem a própria missão nos países europeus trabalhando nos centros juvenis, institutos, escolas de formação profissional, paróquias, centros de assistência para marginalizados, escolas de formação para professores, universidades, casas de acolhida, centros para comunicação social e outras estruturas colocadas ao serviço da juventude.

“Empenhemo-nos por dar um rosto novo à presença salesiana na Europa” – afirmou o P. Chávez, para quem – “a Europa é terra de missão para os salesianos, porque nela os jovens, sobretudo os mais precisados, têm necessidade de Deus”.

Publicado em 23/11/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês