Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/8/2009 - Itália - Confronto Europeu 2009: Encontro com Dom Chávez e a Madre Reungoat
Fotos do artigo -ITÁLIA – CONFRONTO EUROPEU 2009: ENCONTRO COM DOM CHÁVEZ E A MADRE REUNGOAT
(ANS – Colle Don Bosco) – O quarto tema do Confronto do Movimento Juvenil Salesiano da Europa tem sido “a escola” que representa no carisma salesiano a dimensão educativa e a preparação para a vida. O centro desta jornada foi o encontro com Dom Chávez, Reitor Mor dos Salesianos de Dom Bosco e a madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora.

Os jovens tiveram a oportunidade de conversar com os dois superiores sobre a história da sua vocação, do futuro do MJS na Europa, da actualidade do «pátio salesiano» e do Sistema Preventivo, e o trabalho conjunto entre leigos e consagrados e consagradas da Família Salesiana.
“Na minha vida salesiana sempre fui feliz, não achei dificuldades insuperáveis, somente numa ocasião experimentei um impedimento: foi quando Jesus tinha decidido por me. Mas, depois convenci-me, e ainda estou assim, que Jesus leva-nos às coisas mais grandes que jamais temos imaginado, e que nos faz realizar coisas que jamais tínhamos pensado», tem dito a Madre Reungoat contando a história da sua própria vocação. «Devo dizer que a minha mãe me tem dado o dom da vocação, junto à vida”, afirmou Dom Chávez lembrando depois os três momentos de dificuldade e de reflexão vivenciados nomeadamente no noviciado, na vigília da ordenação diaconal e quando o Reitor Mor Dom Vecchi pediu-lhe interromper o doutorado para voltar ao México como director dos estudantes de teologia».

Para os dois superiores, o MJS é chamado a ser um sinal de esperança na Europa; deverá colaborar numa rede de sinergia junto aos diferentes grupos da Família Salesiana

Quando perguntaram sobre como pensar «o pátio de Dom Bosco» hoje, o Reitor Mor recordou que este sucesso tinha três segredos: fazer sentir aos jovens como «em casa», oferecer-lhes os instrumentos para a vida e levá-los a Cristo. A Madre Reungoat lembrou que «os pátios» de hoje estão donde estão presentes os jovens.

Dom Bosco transmitiria a Cristo aos «jovens de outra fé e cultura»?, perguntou Karolina da Polónia; «Falaria de Cristo contando sua história, tem respondido Dom Chávez – Cristo é ante todo uma pessoa que nasceu, não é um mito ou uma ideologia. O nascimento de Jesus, o modo como tem sido educado por Maria e José a ser filho de Deus, são factos para contar». «Dom Bosco demonstraria aos jovens que Deus os ama a traves do seu amor, sublinhou a Madre Reungoat – a grande mensagem de Dom Bosco é ter demonstrado concretamente aos jovens, com todos os meios, que eles eram importantes para Deus».

“Me confrontaria com ele sobre como ser sinal de esperança no mundo de hoje para todos os jovens”, tem sugerido a Superiora das FMA ao Luca que perguntou sobre quais temas falariam com Dom Bosco. Dom Chávez, na sua vez, lembrou a sua experiência pessoal vivida no dia que tem sido completado o reconhecimento dos restos de Dom Bosco, quando restauraram a basílica de Maria Auxiliadora e acrescentou: «Sem ele, não compreendo a minha vida! Dom Bosco é o meu Pai e não posso compreender minha vida sem meu pai».
 
Dom Bosco viveria o Sistema Preventivo continuando a estar no meio dos jovens tem sido a resposta, em consonância entre Don Chávez e a Madre Reungoat, a quem os interrogava como o santo Piemontês teria vivido hoje o seu sistema educativo.

As respostas das últimas perguntas tiveram como fundamento a mesma reflexão: os jovens são a razão do nascimento da Família Salesiana e da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Para que a obra de Dom Bosco continue é preciso a presença de jovens disponíveis a consagrar sua própria vida a Deus e a viver a vida cristã como leigos comprometidos. «No futuro seremos muitos menos de quantos somos hoje, mas seremos muito mais significativos de quantos éramos, tem dito Dom Chávez, - é importante que conservemos a identidade, a visibilidade e que acreditemos naquilo que somos».

Publicado ao 16/08/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês