Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/11/2013 - Chile - Lançado o filme sobre a história da Cruz do Cabo Froward
Fotos do artigo -CHILE – LANÇADO O FILME SOBRE A HISTÓRIA DA CRUZ DO CABO FROWARD

(ANS – Punta Arenas) – O jornal chileno “La Prensa Austral”, na edição de terça-feira, 26 de novembro, publicou um artigo sobre o filme “Ao Sul do Sul”, produção italiana de Salvador Metastasio, encenado por Nicola Bottiglieri. O filme comemora o Centenário da Primeira Cruz dos Mares, plantada no alto do Cabo Froward pelo Sacerdote salesiano de origem uruguaia, P. Luis Hector Sallaberry.

O Sr. Bottiglieri participou da pré-estreia desse filme que entretece ciência e religião, no Auditorium “Alejandro Ponticas Kairis”, do Mop.

“Temos dois personagens: um homem, ainda jovem, que deseja repercorrer a viagem de Darwin; e outro, já de certa idade, que refaz o percurso dos Salesianos. Improvisamente se encontram e se racontam o que fizeram, os lugares revistos: Darwin, todo o Canal de Beagle, os Yaganes; o outro, a entrada através do Estreito de Magalhães, Pigafeta, a permanência a São Gregório. Os dois se encontram em Fuerte Bulnes e decidem subir juntos pelo rumo da Cruz. Segundo o cenarista, mostram-se – como símbolos da ciência e da fé – dois personagens a caminhar paralelamente”. Quanto ao estilo, descreveu o filme um como “road movie”, filme de caminho”.

Antecedentemente o Sr. Bottiglieri ficara atraído pelo relato do P. Alberto de Agostini. E trabalhando na produção conheceu a história do Cabo Froward, ficando mais uma vez impressionado: “O P. Sallaberry instalou a Cruz em 1913, por dois motivos: para cumprir o mandado evangélico de levar o Evangelho ‘até o fim do mundo’; e porque em 1913 comemoram-se os 16 séculos do Edito de Constantino, pelo qual tornou-se o Cristianismo a religião de estado do Império Romano. Através desse tema, Froward se liga a Milão, a Roma, a Jerusalém. Plantando aquela Cruz faz um percurso através da história e da geografia. Achei-o um homem visionario. Um sonhador. Um desses que olham pelo nível do cimo das coisas”.

A produção do filme durou 40 dias para as tomadas, entre o Cabo Froward, a Ilha Navarino, Puerto Williams, Rio Grande, Ushuaia; e perto de quatro meses para a montagem, a mixagem, a banda sonora... Para fazer tudo isto a película contou com o apoio de ‘Missões Dom Bosco’, além do apoio dos Salesianos de Punta Arenas e do Museu Maggiorino Borgatello.

Depois da apresentação em Punta Arenas, “Ao Sul do Sul” espera ser lançado também nos festivais de Turim, Roma e Veneza. E é claro também em Santiago do Chile.

Publicado em 28/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês