Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/11/2013 - Itália - Doutorado ‘Honoris Causa’ para o salesiano Dom Thomas Menamparampil
Fotos do artigo -ITÁLIA – DOUTORADO ‘HONORIS CAUSA’ PARA O SALESIANO DOM THOMAS MENAMPARAMPIL

(ANS – Roma) – O Grão Chanceler da Pontifícia Universidade Urbaniana, de Roma, Cardeal Fernando Filoni, conferiu ontem, quinta-feira, 14 de novembro, o doutorado Honoris Causa ao Arcebispo Emérito de Guwahati, salesiano Dom Thomas Menamparampil.

Tratou-se de um reconhecimento à notável contribuição prestada pelo Prelado salesiano nos campos do pensamento ‘cross-cultural’ e das relações interculturais; no acesso aos serviços sanitários e educativos por parte dos pobres – em especial dos jovens marginalizados –; e na promoção da paz nas áreas de conflito étnico, sobretudo no nordeste da Índia.

Dom Menamparampil foi homenageado junto com o Professor Gerald Anderson, docente do ‘Berkeley College’ na ‘Yale University’ e Membro Honorário da ‘International Association for Mission Studies’.

O programa iniciou na Eucaristia, presidida pelo Cardeal Filoni, na Capela da Universidade, que também marcou o início do novo Ano Acadêmico. Sucessivamente, na Aula Magna do ateneu, se fizeram os discursos oficiais, com as saudações do Reitor, Prof. Alberto Trevisiol IMC, e a apresentação dos dois candidatos ao doutorado, pelo Prof. Gianni Colzani.

Depois da entrega do diploma, os ilustres homenageados fizeram seus respectivos discursos de aceitação e de agradecimento. O Dr. Henderson falou de “Uma nova era missionária” e Dom Menamparampil, a partir de uma citação de São Paulo (Rm 1,14), empreendeu a sua fala intitulada: “Sou devedor a todos os povos”.

“Desenvolvemos em nós mesmos o sentido da missão que tinha São Paulo quando afirmava que era devedor a todos os povos! – disse Dom Menamparampil –. O Apóstolo estava certo de não poder excluir ninguém da sua preocupação universal para com todas as comunidades, nem as mais nem as menos adiantadas, nem as boas nem as que falhavam em seus próprios esforços. São Paulo continuava a levar a Boa Nova às novas comunidades, aproximando-se delas com grande senso de respeito, com grande sensibilidade tanto à sua bagagem cultural quanto ao orgulho étnico de cada uma”.

Publicado em 15/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês