Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/11/2013 - RMG - P. Klement: viagem pela Ásia Leste - 1
Fotos do artigo -RMG – P. KLEMENT: VIAGEM PELA ÁSIA LESTE - 1
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – O Conselheiro para as Missões Salesianas, P. Václav Klement, fez nas passadas semanas a sua última viagem antes do Capítulo Geral 27 (CG27) pelos países da Região Ásia Leste-Oceânia, da qual foi Conselheiro Regional no sexênio precedente (2002-2008). Primeira etapa da viagem foi a China salesiana. Pedimos partilhasse conosco algumas de suas avaliações.

Quais eram os objetivos do viagem?

Antes de tudo, comemorar com os irmãos, o encerramento do 50° de presença salesiana em Taiwan (1963-2013). Depois, fazer uma animação missionária nas comunidades de Hong Kong, visitar a jovem Delegação da Mongólia e, enfim, conduzir a consulta para o próximo Inspetor da Coreia do Sul (KOR).

A Inspetoria da China celebrou seu Centenário em 2006. Quais os melhores frutos do carisma?

Seguramente o carisma salesiano arraigou-se muito bem. Entre os tesouros mais preciosos da Inspetoria há os santos mártires Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravario, sacerdote. Entretanto a santidade salesiana não parou neles. Agradecemos a Deus por uma cadeia de santidade que veio continuando nas sucessivas gerações salesianas: temos vários mártires salesianos dos tempos difíceis e a santidade se respira também graças aos idosos missionários italianos, como o P. Gaetano Nicosia, P. Ernesto Restelli, e outros idosos irmãos chineses, como o P. Paulo Fong, e muitíssimos Salesianos Coadjutores, os quais tanto contribuíram para o desenvolvimento do espírito salesiano da Inspetoria.

O testemunho de vida consagrada salesiana ajuda também a formação dos numerosos leigos que partilham da nossa missão. Já as 20 Escolas, em Taiwan, Macau e Hong Kong têm um diretor acadêmico leigo. O testemunho do Bispo Emérito de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen-Ze kiun – que acaba de ministrar 40 aulas online sobre o ‘Catecismo da Igreja Católica’, e duas vezes por semana dá catequese nas prisões da Cidade – está entre os frutos mais visíveis.

Como se desenvolve a animação missionária na Inspetoria mais antiga da região Ásia Leste-Oceânia?

A animação missionária nos “países de missão” não é fácil. Apesar disso a Inspetoria chinesa desenvolveu nos últimos 20 anos uma intensa cultura missionária nas casas e nas obras. Os subsídios principais de animação missionária, como a revista ‘Cagliero11’ e os vídeos para o Dia Missionário Salesiano, são traduzidos ao chinês – esforço notável, que nem todas as Inspetorias da região Ásia Leste conseguem fazer. O movimento do voluntariado missionário ‘Fiaccola’ (flâmula), além disso, envolve muitos jovens das nossas escolas e paróquias. Há atualmente um só missionário 'ad gentes' da Inspetoria: opera na Mongólia. Há entretanto um jovem pós-noviço que está fazendo discernimento sobre a sua vocação missionária.

Como vê o futuro da Inspetoria chinesa?

Visitando a casa de formação em Hong Kong fica-se logo impressionado pelo clima de família e de oração. Na mesma casa vivem os poucos formandos e no último andar estão os ambientes para os doentes e os idosos. Graças a uma Pastoral juvenil dedicada, as vocações continuam chegando e o espírito dos salesianos é elevado. A oração cotidiana a Maria Auxiliadora, Padroeira da Inspetoria, infunde esperança. A profunda fé dos coirmãos salesianos, dos leigos e especialmente dos ainda que poucos Salesianos em formação chineses, é a melhor garantia de futuro.

Publicado em 06/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês