Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/11/2013 - Itália - A esperança na educação
Fotos do artigo -ITÁLIA – A ESPERANÇA NA EDUCAÇÃO

(ANS –Roma) – Em 30 de outubro, Dom Enrico dal Covolo SDB, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, introduziu os trabalhos do II Encontro de Animadores de Pastoral Universitária. Na ocasião apresentou alguns tópicos de reflexão sobre o sentido da educação salesiana, úteis a todos os educadores.

Dom dal Covolo iniciou com algumas observações sobre os Jovens, através das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). “Para além do sucesso em termos de números, há dados objetivos: adolescentes e jovens, procedentes de todo o mundo, acompanhados por seus educadores, que se reúnem para ouvir mensagens empenhativas, para acolher uma visão antropológica inspirada pela razão em harmonia com a Fé do Evangelho – uma visão muito empenhativa, que requer sacrifício e dedicação”.

Sucessivamente, baseando-se em estudos científicos, o prelado salesiano tocou também no problema oposto: o sentido difuso de ‘des-confiança’, o ‘niquilismo’ presente entre tantos jovens – a esse problema entretanto responde recordando a segura esperança que manifestava já Bento XVI na Carta enviada à Diocese de Roma sobre a tarefa urgente da educação: «Não temais! Todas estas dificuldades, de fato, não são intransponíveis. São antes, por assim dizer, o reverso da medalha daquele dom grande e precioso que é a nossa liberdade, com a responsabilidade que naturalmente o acompanha. (…) É que os mesmos maiores valores do passado não podem ser simplesmente recebidos por herança: devem ser feitos nossos e renovados, através de uma, com frequência sofrida, opção pessoal”.

A seguir Dom dal Covolo acentuou a específica contribuição de educador salesiano, remetendo ao Sistema Preventivo de Dom Bosco e em especial ao pilar constituído pela ‘razão’: “O termo ‘razão’, segundo a autêntica visão do humanismo cristão, sublinha o valor da pessoa, da consciência, da natureza humana, da cultura, do mundo do trabalho, do viver social, ou seja, daquele vasto quadro de valores que são como que o necessário substrato da pessoa humana em sua vida familiar,civil e política” – disse,  citando o bv. João Paulo II –. A tarefa do educador, portanto, é saber ler atentamente os sinais dos tempos para neles individuar os valores emergentes que atraem os jovens.

Evocando a célebre divisa de Dom Bosco “bons cristãos e honestos cidadãos”, Dom dal Covolo relembrou a seguir aos animadores pastorais quanto aquele dito – que representa também a meta do processo educativo salesiano – condense exatamente a ideia de formar pessoas integralmente desenvolvidas: aquilo que também os Bispos italianos pedem às Universidades. E, sugeriu a seguir a ‘metodologia colaborativa’ de Dom Bosco, que não tinha medo de buscar protetores e benfeitores entre todos os membros da Sociedade civil.

E, para concluir, Dom dal Covolo propôs o exemplo do SdeD Giorgio LaPira, conhecido professor universitário, como exemplo do fato que a vocação à santidade de um educador se vive educando alunos santos.

Publicado em 06/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês